Viver - Saúde

Obesidade está entre os fatores de risco para o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer

6 de Março de 2024

Prevenção passa por mudança de hábitos, como evitar o alto consumo de alimentos ultraprocessados e combate ao sedentarismo

Erica Bronzi Fagundes, nutricionista da Oncoclínicas Ribeirão Preto | Foto: Divulgação

Há alguns anos, a obesidade – doença multifatorial caracterizada, principalmente, pelo acúmulo excessivo de gordura corporal – é considerada um grave problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões obesos. Já as crianças com sobrepeso e obesidade, no mundo, podem chegar a 75 milhões de casos.
 
Em Ribeirão Preto, os números também são considerados altos. Segundo dados cedidos pelo Departamento de Planejamento em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, dos 84.467 adultos que passaram pela avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC) no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2023, 32,69% apresentaram sobrepeso e 40,89% obesidade. Ou seja, mais de 70% do público atendido foi diagnosticado com algum nível de excesso de peso. “A obesidade desequilibra o organismo como um todo e acaba sendo uma porta aberta para o surgimento de uma série de patologias, entre elas o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer”, diz Dr. Carlos Fruet, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto.
 
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), nessa lista estão incluídos os tumores de esôfago (adenocarcinoma), estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama, ovário, endométrio, tireoide, dentre outros. “O excesso de gordura corporal, associado a uma alimentação com dietas ricas em carboidratos e gorduras, alto consumo de ultraprocessados e sedentarismo, causa um estado de inflamação crônica e aumento nos níveis de determinados hormônios que promovem o crescimento de células cancerígenas”, explica Erica Bronzi Fagundes, nutricionista da Oncoclínicas Ribeirão Preto.
 
A obesidade também é apontada como um elemento desfavorável no processo de combate ao câncer. “Essa condição dificulta o tratamento e aumenta as chances de retorno da neoplasia. Portanto, o controle do peso corporal é indispensável e deve ser feito antes, durante e após o tratamento”, acrescenta Dr. Fruet.
 
Além do câncer, outras doenças estão relacionadas à obesidade, entre elas: hipertensão arterial; aumento do colesterol e triglicérides; diabetes; apneia do sono; acúmulo de gordura no fígado; infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). 
 
Mudar alguns hábitos e adotar uma rotina mais regrada é o primeiro passo rumo à prevenção. “Ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso são medidas de prevenção, tanto contra a obesidade quanto contra o câncer”, finaliza a nutricionista.
 
Sobre a Oncoclínicas&Co

A Oncoclínicas&Co. - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 615 mil tratamentos nos últimos 12 meses. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer.

Comentários
Assista ao vídeo