Viver - Beleza

Sal, cloro e água do mar: como amenizar os efeitos desses vilões nos cabelos

17 de Fevereiro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não é apenas a pele que sofre com os efeitos da exposição demasiada aos raios solares, ao cloro da piscina, água do mar e a baixa umidade do ar. Os cabelos sujeitados a esses fatores externos ficam muito danificados, pois perdem água e proteína essenciais para a sua hidratação.

O fio é envolvido por uma grande quantidade de proteínas, entre elas a queratina. Ela é uma proteína fibrosa que igualmente atua na formação de unhas e outras estruturas do corpo. “Essa proteína tem a função de envolver o fio com uma película. Desta forma, ela age formando escamas que se fecham e assim garantem proteção ao cabelo”, informa a dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi (CRM/SP 104862), diretora da Clínica Belle Santé.

A queratina é indispensável para a conservação da saúde, beleza e sedosidade do cabelo. No entanto, quando a mesma sofre alguma modificação por causa de agentes físicos como o sol e a poluição ou processos químicos como descolorações, alisamentos, colorações e, inclusive, o cloro de piscina acaba danificando a fibra e, desta forma, destrói as propriedades do cabelo.

Segundo a Dra. Helua, os cabelos tendem a ficar mais ressecados no verão também por causa das altas temperaturas da estaçãoe pelo uso produtos inadequados que promovem uma oxidação dos fios. “A oxidação dos fios retira de seu interior os nutrientes responsáveis pela hidratação, como a própria água. Assim, as moléculas de oxigênio penetram no cabelo e ficam ativas pelo calor ou luz ambiente”, descreve a dermatologista.

Ela explica ainda que os raios ultravioletas causam aberturas na cutícula, que é a camada externa do fio, contribuindo para o ocasionamento de pontas duplas e deixando-o mais vulnerável à ação de poluentes e agentes mecânicos. "O fio fica mais agredido com a ação do sal ou do cloro. Isto porque, no caso do sal do mar, ele retira a água dos fios, provocando uma desidratação dos mesmos e, diante disso, ficam mais sensíveis”, informa a Dra. Helua.

Já no caso do cloro da piscina, ele remove a proteção hidratante da superfície das madeixas e, dependendo do tempo de exposição a esse agente químico, o fio pode apresentar perda da sua pigmentação natural ou, no caso de quem tem cabelos tingidos de loiro, ele reage alterando a coloração, criando um aspecto esverdeado.

“O hábito de deixar o cabelo secar após o banho de piscina é errado, pois o sol intensifica a ação do cloro na cabeça, o que ocasiona em uma maior danificação do fio. O ideal é, assim que sair da piscina, lavá-los em água corrente para retirar o produto que se acumulou. Para deixá-los limpos, utilize xampu reparador e aplique condicionador com vitaminas que restauram os fios e silicone”, ensina a especialista.

De acordo com a dermatologista, é possível aproveitar o verão sem causar tantos danos aos cabelos desde que alguns rituais de beleza sejam seguidos diariamente, proporcionando assim uma maior resistência a cabeleira. Neste caso a mulher precisa ter sempre em mãos produtos que colaboram para a sua proteção como o Leave-in, bálsamo capilar e creme para pentear para não romper o fio durante a escovação.

Veja outras dicas da Dra. Helua Mussa Gazi para garantir cabelos bonitos, hidratados e macios:

·  - Bloqueie a radiação solar com a utilização de protetor solar capilar;

·  - Na hora do banho dê preferência a água em temperatura ambiente, pois o calor abre as cutículas. Na sequência, aplique novamente o protetor;

·   - Evite prendê-los úmidos ou molhados para prevenir danos à estrutura;

·   - Opte pelo pente de madeira que possui dentes largos e grossos para pentear os cabelos.

·   - Evite usar o secador de cabelo em temperaturas elevadas, pois ele retira a água do fio;

· - Faça hidratação regular, pelo menos uma vez por semana. No caso de hidratação profunda, deve ser realizado em intervalos de quinze dias;

·  - Mantenha os cabelos limpos para prevenir o surgimento de problemas com seborreia e caspa, muito frequentes no verão.

 
Comentários
Assista ao vídeo