Informes - GERAIS

Veja como ajudar animais de abrigo durante o outono e inverno

9 de Abril de 2024

Os animais de abrigo também precisam de conforto e amor durante as estações mais frias, e atitudes simples podem ajudá-los

Cães e gatos precisam de cuidados especiais quando as temperaturas caem, afinal, essa época é propícia para as doenças respiratórias, como a gripe. Aqueles que já possuem um tutor com certeza vão receber muitos mimos, mas como ficam os animais de abrigo?

Se você faz parte do grupo que se preocupa com os animais que ainda não têm dono, saiba que pode ajudá-los durante o outono e o inverno. Confira as dicas e inclua o que cabe em sua rotina:

Doe roupinhas que seu pet não usa mais

Quem tem um pet em casa já se preparou para as temperaturas mais geladas e comprou roupinhas para gatos ou cães. No entanto, ao longo dos anos, seu pet cresceu e perdeu algumas dessas peças, que, provavelmente, estão guardadas em caixas na esperança de surgir um novo morador na casa.

Reserve um momento para selecionar quais roupas estão paradas e seu cão ou gato não vai usar mais. Em seguida, lave e pesquise por abrigos em sua cidade. Comente sobre o interesse em fazer essa doação e leve as roupinhas. Só não vale doar aquelas que estão rasgadas, ok? Essas você pode separar para fazer retalhos ou descartar.

Doe ração para os abrigos

Ração é um item necessário em qualquer época do ano, para adultos, idosos ou filhotes. No inverno, é natural que os animais comam mais, então, há o risco de faltar alimento nos abrigos.

Quando for comprar a ração do seu pet, compre um pacote a mais, de 1 kg ou 2 kg, e doe nos abrigos. Você pode se programar para doar um pacote de adultos e um de filhotes por mês, por exemplo. Ou, se preferir, pode doar um alimento para cães e um para gatos.

Faça ou compre roupinhas e cobertores para os abrigos

Você tem habilidades com crochê, tricô ou máquina de costura? Aproveite tecidos ou retalhos que tem em casa e faça roupinhas/cobertores para pet. Teste vários tamanhos e depois leve nos abrigos como doação.

Outra opção é comprar algumas peças nos pet shops e doar diretamente para o abrigo. Vale levar uma peça nova para o seu aumigo e comprar uma extra, em outro tamanho, para os cães de abrigo.

Ajude na arrecadação de comedouros e bebedouros

Comedouros e bebedouros também são importantes para os animais de abrigo. Você tem potes antigos parados em casa? Doe. Vai comprar um novo para o seu pet? Leve mais um e deixe no abrigo.

Se puder ajudar na montagem ou doação de materiais para a construção de comedouros e bebedouros comunitários, essa ação também é muito bem-vinda. Você pode até participar do processo caso tenha habilidade nessa área.

Seja um lar temporário

Você sabia que pode ser lar temporário de um cão ou gato até ele ser adotado? Assim, se tem em casa outros pets sociáveis ou não tem um animal de estimação, ofereça-se como lar temporário.

Sua missão é oferecer conforto e qualidade de vida para esse animalzinho até que ele encontre uma família que o adote. No outono e inverno, essa ação ajuda mais ainda os abrigos, já que diminui o número de animais presentes e o risco das doenças do frio, como a gripe.

Auxilie com vacinas e consultas veterinárias

Um dos grandes desafios dos abrigos é conseguir consultas veterinárias, castrações e vacinas a preços sociais e até mesmo gratuitos. Você conhece alguém que é veterinário? Proponha uma parceria com um abrigo, cedendo um número x de consultas a preço mais em conta ou de graça.

Além disso, você também pode participar de vaquinhas e outras ações cujo objetivo seja arrecadar dinheiro para castrar, vacinar e levar os bichinhos resgatados para uma consulta.

Foto: Freepik/ Divulgação

Comentários
Assista ao vídeo