Colaboradores - Patrícia Fernandes

Evento de Lançamento do Guia Descorchados 2024 reúne os principais vinhos da América Latina em SP

15 de Abril de 2024

Por Patricia Fernandes

Foto: Divulgação

No dia 9 de abril, São Paulo recebeu com entusiasmo o lançamento do tão aguardado Guia Descorchados 2024, evento que reúne os principais vinhos e produtores da América Latina. Realizado no Villaggio JK, na Vila Olímpia, o evento contou com a presença da jornalista Patricia Fernandes, que conferiu de perto todas as novidades dessa edição.

Este ano, o Guia Descorchados destacou a forte presença de vinhos brancos em toda a América do Sul, com especial ênfase nos vinhos andinos de Mendoza e nos atlânticos de Garzón, no Uruguai. Além disso, os tintos chilenos voltaram às origens, com menos álcool e intervenção, e a Garnacha chilena alcançou seu auge. No Brasil, destacam-se os tintos ligeiros, além das surpresas encontradas nas vinícolas da Bolívia e do Peru.

Um marco histórico dessa edição foi a presença de vinhos que receberam a pontuação máxima de 100 pontos, sendo ambos argentinos, algo inédito nos 26 anos de história do Guia.

O evento aconteceu em São Paulo em dois turnos, no Villaggio JK, e no dia 11 de abril será a vez do Rio de Janeiro, no charmoso terraço do VillageMall, na Barra da Tijuca. Christian Burgos, organizador do evento, destacou a importância do lançamento do Descorchados como um encontro essencial para os amantes do vinho sul-americano, proporcionando a oportunidade de conhecer, degustar e apreciar o melhor que a região tem a oferecer.

Com mais de 100 vinícolas em exposição, os participantes puderam não só degustar uma vasta variedade de vinhos, mas também participar de palestras e degustações ministradas pelo próprio Patricio Tapia, autor do Guia. Tapia é um renomado crítico de vinhos chileno e organizador do Descorchados, que há anos vem destacando os melhores vinhos da América Latina.

O Guia Descorchados 2024 é um consolidado compêndio que avalia os vinhos da Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Peru e Bolívia. Para esta edição, foram degustados mais de 4.000 vinhos de mais de 230 vinícolas argentinas, 210 chilenas, 35 uruguaias, 40 brasileiras, 20 peruanas e 5 bolivianas.

O evento, que ocorre no Brasil desde 2012, é organizado pela INNER GROUP e pelo renomado crítico de vinhos Patricio Tapia, com o objetivo de destacar o que há de melhor na produção vinícola da América Latina.

Para mais informações, os interessados podem contatar Carolina Orantes, da Orantes Assessoria de Comunicação, através do e-mail carol@orantesc.com ou pelo celular (11) 99632-7879.

Também é possível acompanhar as novidades do evento pelo Instagram @orantescassessoria e pelo Facebook Orantes.C Assessoria de Comunicação.

Comentários
Assista ao vídeo