Cultura - Educação

Música é o tema escolhido por Dulce Auriemo para o lançamento do III Concurso Literário Infantil

19 de Fevereiro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A escritora e musicista Dulce Auriemo coloca no ar a 3ª edição do “Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim 2014", uma das iniciativas mais esperadas do Projeto Espantaxim, que há 12 anos incentiva a literatura e estimula a criatividade e imaginação das crianças. O Concurso acontece a cada dois anos.

Dulce e sua equipe receberão os textos manuscritos de crianças de 7 a 12 anos de escolas públicas e privadas de todo o país de 10/03 a 31/05, conforme regulamento disponível no site do projeto (www.espantaxim.com.br). “Esse ano, além de despertar o interesse pela literatura e pelo texto escrito, queremos incentivar o gosto pela música, o aprendizado musical e  a forma de expressar  sentimentos através de canções”, diz Dulce Auriemo.

Esse ano o tema é: "Música" – De que maneira ela está presente em sua vida? Crie uma história ou descreva um momento musical feliz. Cada participante deverá escrever uma mensagem de cinco linhas (serão aceitas até sete linhas) ou uma redação de no máximo trinta linhas sobre o tema proposto. A folha oficial que deverá ser impressa e utilizada está disponível no site do Projeto

De todo o material recebido, 80 (oitenta) obras serão escolhidas para fazerem parte da “III Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico” e todos terão a oportunidade de ver seu trabalho literário publicado num livro com outros jovens autores. Dos alunos selecionados, 6 (seis) serão vencedores e ganharão o cobiçado Troféu Espantaxim 2014, a coleção de obras do projeto e o boneco do personagem Espantaxim, líder da Turminha e querido pelas crianças.

Esse ano haverá também o “Prêmio Destaque” uma categoria lançada para prestigiar obras que apresentarem um diferencial.  Além da premiação para os vencedores, as três Escolas, Instituições ou Associações que tiverem um maior número de alunos selecionados para compor a antologia também receberão o Troféu Espantaxim 2014. “Os coordenadores pedagógicos, professores e pais terão um papel muito importante na disseminação do projeto e na divulgação do concurso, já que são os primeiros responsáveis em orientar as crianças”, finaliza Dulce.

Projeto Espantaxim

Prestes a completar 12 anos, o Projeto Espantaxim, criado pela escritora e musicista Dulce Auriemo, já atingiu milhares de pessoas de todas as idades, por meio de apresentações em teatros, escolas, livrarias, bienais, feiras do livro, clubes, instituições, CEUs, ações solidárias, workshops, concursos  e shows beneficentes.

Com muitas canções, poesia, histórias e personagens, o objetivo do trabalho é despertar nas crianças o interesse pela música literatura e artes visuais, assim como pela preservação da natureza e do meio ambiente, a prática de esportes, e a cultura da paz. A obra líteromusical infantil “Espantaxim e o Castelinho Mágico”, especialmente dedicada às crianças, oferece uma contribuição de valor educativo e cultural à literatura musical infantil brasileira.

No mundo imaginário do Castelinho Mágico nasceram 18 simpáticos personagens que se tornaram amigos e passaram a fazer parte da “Turminha do Espantaxim”. Por serem mensageiros do “bem”, são porta-vozes da cultura da paz, valorizam a ética, os bons costumes, a ecologia, a preservação do meio ambiente e a prática de esportes. Os personagens foram criados com base nos temas das canções e cada um deles escolheu um instrumento para aprender a tocar.

No primeiro livro/CD “Espantaxim e o Castelinho Mágico – 14 canções de Dulce Auriemo” está a essência do projeto com informações pedagógicas, letras poéticas em cenários ilustrados e partituras. Todas as letras e músicas são da autoria de Dulce e os arranjos foram especialmente elaborados pelo consagrado pianista Amilton Godoy. Com o desenvolvimento do Projeto Espantaxim, foram surgindo novos livros, novas músicas e personagens.

No site do projeto - www.espantaxim.com.br - é possível ter acesso a todo o histórico dos trabalhos já realizados, conhecer os personagens, canções, fotos, vídeos, jogos e atividades educativas, além da página especial dedicada aos educadores.

 
 
Comentários
Assista ao vídeo