Informes - GERAIS

Artista Plástica Brasileira é Reconhecida Mundialmente

16 de Abril de 2024

Prêmio da UNESCO destaca trajetória inspiradora de superação e determinação

Dhai Maus | Foto: Divulgação

Em um mundo onde a arte tem o poder de transformar vidas e transmitir mensagens profundas, histórias como a de Dhai Maus se destacam e inspiram. A artista plástica e poeta brasileira, natural do Rio Grande do Sul, recebeu recentemente o prestigioso Woman Art Award 2024, prêmio reconhecido pela UNESCO, em uma emocionante cerimônia realizada em Barcelona, na Espanha.

 

O evento, que ocorreu no charmoso espaço Valid World Hall, reuniu cerca de 40 mulheres do mundo todo, todas vestidas de vermelho, cor que simboliza a paixão e a força feminina. Dentre elas, Dhai Maus se destacou não apenas por seu talento artístico, mas também por sua história de vida marcada pela superação e determinação.

 

 Doutora em Psicologia Social e Institucional, Dhai Maus viu sua carreira acadêmica ser interrompida aos 33 anos, quando foi diagnosticada com Parkinson precoce. “Todas as minhas certezas ruíram. Só me identifiquei com o rótulo de inválida e com o desespero de não conseguir criar meu filho, que nessa época tinha 1 ano”, relembra a artista.

Foto: Divulgação

Foi em busca de respostas que Dhai Maus encontrou na arte uma forma de expressão e libertação. “A tinta coloriu minha vida, mesmo carregando o fardo de uma doença degenerativa sem cura. Um significado maior surgiu ali”, conta. Desde então, a artista publicou cinco livros de arte e realizou quatro exposições na Europa, conquistando reconhecimento internacional por seu trabalho.

 

Raoni de Oliveira, produtor cultural, diretor do Escritório de Arte e Cultura e marido de Dhai Maus, esteve presente na cerimônia em Barcelona e não escondeu sua emoção ao ver o trabalho da esposa sendo reconhecido mundialmente. “Foi emocionante ver o trabalho da Dhai reconhecido mundialmente. Sua arte transmite uma mensagem de esperança e superação, mostrando que é possível encontrar beleza e significado mesmo nos momentos mais desafiadores”, afirma.

 

A história de Dhai Maus e Raoni de Oliveira também é marcada por um reencontro após 25 anos. Ele era o amor platônico de escola da artista, que nunca havia revelado seus sentimentos. Quando se reencontraram, descobriram que ambos haviam se tornado artistas e, hoje, estão casados e são grandes entusiastas dos projetos um do outro.

 

A arte visual contemporânea tem o poder de trazer à tona afetos presos no inconsciente coletivo. Como consequência, esta arte nos transforma em pessoas mais livres”, reflete Dhai Maus. Sua trajetória é um exemplo de como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e coletiva, capaz de inspirar e emocionar pessoas ao redor do mundo.

Foto: Divulgação

O reconhecimento da UNESCO com o Woman Art Award 2024 é mais um capítulo na inspiradora história de Dhai Maus, uma artista brasileira que encontrou na arte a força para superar desafios e compartilhar sua visão única com o mundo.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho de Dhai Maus, siga a artista no Instagram @dhaimaus e acompanhe suas próximas exposições e projetos.

 

Comentários
Assista ao vídeo