Informes - GERAIS

Como fazer transações financeiras pelo celular com segurança?

22 de Abril de 2024

Veja dicas simples para garantir transações bancárias seguras no smartphone

Não é segredo para ninguém que já usamos o celular para fazer tudo, inclusive efetuar transações financeiras. No dia a dia, é comum fazer um PIX ou uma transferência para um amigo, fazer um pagamento na lojinha do bairro ou uma compra on-line. Segundo a pesquisa da Febraban Tech, quase 8 em cada 10 transações financeiras no Brasil são feitas por canais digitais, destas quase 7 são realizadas com o uso do celular.

Hoje em dia, temos app para empréstimo fgts, app para bancos e de pagamentos on-line. E para usá-los com mais segurança no celular, é essencial estar por dentro de dicas simples que você pode incluir na rotina para garantir que as suas transações sejam mais seguras. Confira abaixo dicas para fazer transações financeiras com segurança pelo smartphone:

Verifique a autenticidade de aplicativos e realize transações apenas em apps oficiais 

É muito comum recebermos links para baixar aplicativos por SMS ou mensagens de WhatsApp. E diversas vezes, esses links estão com vírus e malwares que visam roubar os dados dos usuários. Inclusive, há aplicativos parecidos com os oficiais em lojas de apps, então é preciso ficar atento ao baixar um novo aplicativo. 

A dica é sempre ficar atento e atestar a autenticidade do aplicativo antes de instalá-lo no celular. Por isso, baixe apenas programas verificados em lojas de apps para não ter problemas. 

Não acesse suas contas bancárias em dispositivos de terceiros 

Essa é uma dica essencial! Você pode garantir a sua segurança quando usa o seu celular, mas não quando utiliza o de outras pessoas. Então, evite usar suas contas bancárias em dispositivos de terceiros, mesmo que estes sejam seus amigos ou parentes.

Evite usar redes públicas de Wi-Fi 

O uso de redes públicas de Wi-Fi traz um grande risco para as transações financeiras. Assim, redes públicas de shoppings, transportes e escolas não são opções para fazer transações. Por isso, sempre as evite! Inclusive, melhor não usar a internet pública para fazer qualquer tipo de transação. Essas redes possuem baixo nível de segurança e são um ambiente fértil para a atuação de cibercriminosos.

Habilite a autenticação em duas etapas 

Uma das dicas de segurança mais simples e efetivas é a autenticação em duas etapas. E você pode habilitar essa opção no aplicativo do seu banco. Assim, sempre que for tentar entrar na sua conta, será pedido um código via e-mail cadastrado para logar, mesmo que você insira a sua senha corretamente. Isso traz mais uma camada de segurança para resguardar seus dados bancários.

Não use a mesma senha para tudo 

Outra dica simples, mas bastante eficaz é não usar a mesma senha para tudo. Sabemos que isso facilita a memorização, mas também torna os golpes muito mais fáceis. 

Por isso, use um app de gerenciador de senha para conseguir guardar as senhas de acesso dos aplicativos de todos os seus bancos com segurança. Assim, você consegue memorizar todas as senhas e impõe mais uma camada de segurança à sua conta.

Tenha um antivírus atualizado 

Instalar um antivírus no celular não é tão comum, mas é muito necessário. Esses serviços podem proteger o sistema do seu aparelho de programas e arquivos mal-intencionados. Isso traz mais segurança para a realização de transações financeiras pelo smartphone.

Não deixe seus dados salvos no celular 

Já falamos acima sobre o uso de gerenciadores de senha e aqui vamos reiterar isso. Uma das dicas mais importantes é não deixar seus dados salvos no celular. Isso pode ser tentador por facilitar o acesso no dia a dia, mas é amplamente perigoso em caso de furto ou roubo do aparelho. 

Portanto, use serviços que armazenam suas senhas e sejam acessados somente por senha mestra em vez de salvar os dados em navegadores ou na memória interna do aparelho. 

Consulte suas contas diariamente

Nada é mais eficaz para garantir a segurança do que estar sempre atento a qualquer movimentação. Então, a dica é simples! Consulte as suas contas diariamente, habilite notificações de compras pelo celular e sempre fique ligado a qualquer movimentação para garantir que as transações sejam feitas da maneira correta. 

Com essas dicas, você pode adotar medidas simples na sua rotina para incluir mais camadas de segurança aos seus dados e transações bancárias. Siga o nosso passo a passo e tenha mais tranquilidade para usar os aplicativos bancários e de pagamentos no seu celular com mais segurança. 

Foto: Freepik

Comentários
Assista ao vídeo