Cultura - Educação

Show de bola, de José Santos e Saber perder, de Yolanda Reyes retratam as emoções do esporte

20 de Fevereiro de 2014

Na semana em que se comemora o Dia do Esportista, a dica de leitura para a criançada são duas obras da Editora FTD.

 O livro de poesia Show de bola, de José Santos e Jonas Worcman de Matos (coautor), é organizado como uma partida de futebol, com primeiro e segundo tempos, intervalo e prorrogação. A obra, da série Isto e aquilo,relata as delícias e malícias do esporte e traz adivinhas relacionadas ao tema, textos sobre a infância de jogadores notáveis e rimas sobre o universo dos gramados.

 Outra sugestão de leitura é Saber perder, de Yolanda Reyes. A obra conta a história de Frederico que, apesar de muito treino, chega em segundo lugar no campeonato nacional de natação. O conto mostra que saber lidar com as derrotas também é um talento.

 Show de Bola

Autores:

José Santos é autor de oito livros para crianças e participa de duas antologias. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é diretor de projetos especiais do Museu da Pessoa.

 Jonas Worcman de Matos é estudante de Ensino Médio. Em edições independentes, publicou Perguntas da Bola 1, 2 e 3. Em parceria com José Santos publicou A Casa do Franquis Tem pela Editora FTD.

 O ilustrador:

 Ricardo Girotto, ou apenas Girotto, é ilustrador e colaborador de algumas das principais editoras do país. Ilustra suplementos infantis, revistas de entretenimento, livros didáticos e de literatura para o público infantil e juvenil há mais de 20 anos.

 Saber Perder

Autora:

Yolanda Reyes é colombiana, educadora e diretora do Instituto Espantapájaros (Instituto Espantalhos), um projeto de formação de leitores. Seu livro El terror de Sexto B ganhou o Premio Fundalectura, foi incluído na lista White Ravens, da Biblioteca Internacional da Juventude, de Munique, e cada um de seus contos foi publicado no Brasil pela FTD, na coleção Histórias de colégio.

 

Comentários
Assista ao vídeo