Cultura - Educação

Atriz Tha Lopes ministra aulas de preparação corporal para artistas

17 de Março de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de atriz, apresentadora, escritora, produtora e empresária, Tha Lopes também desenvolve um trabalho de preparação de atores, grupos de teatro, TV e Cinema, no qual utiliza técnicas e conceitos oriundos de um acervo ancestral de mais de cinco mil anos. Por meio dessa iniciativa, denominada Alta Performance para Atores, são desenvolvidos exercícios e atividades específicas para cada projeto ou aulas personalizadas de acordo com a necessidade dos artistas.

“A atuação é uma atividade dinâmica e desafiadora, que exige uma percepção corporal e emocional extraordinária. É uma proposta que alia técnicas e conceitos para uma maior qualidade de vida do ator com as necessidades do processo artístico”, destaca Tha Lopes.

Para tanto, o foco é um trabalho profundo de sensibilização, aumento de intuição e integração entre corpo e mente, por meio do qual são abordados tópicos como força, flexibilidade, equilíbrio e consciência corporal; fluidez de movimentos e expressão corporal; expressividade das mãos e conexão com arquétipos; respiração e controle das emoções; além de concentração e intuição.

Preparadora de celebridades - Entre nomes conhecidos pelo público que já fizeram preparação com ela estão Junno Andrade, Dani Monteiro, Nathália Correa, Miguel Hernandez, Alcione Weizmann e Elias de Castro.

Além disso, Tha Lopes também foi a responsável pela preparação do elenco principal dos espetáculos “Paraíso”, com direção de Antônio Abujamra,  e “À noite todo gato é pardo,” com direção de Ricardo Rizzo.

Depoimentos

“Quando a Tha Lopes me convidou para fazer o curso, fiquei tentando imaginar em que o Método poderia acrescentar a minha formação. Depois de mais de um ano de prática, posso afirmar que melhorei infinitamente em alguns quesitos, que considero de extrema importância para um ator, como: concentração, memorização, postura, conhecimento interior e corporal, trabalho de corpo e autoconfiança”, declara o ator, cantor e compositor Junno Andrade.

Já a atriz Dani Monteiro sinaliza que pretende continuar com os estudos filosóficos e que gostou de quão rápido adquiriu consciência e controle corporal e mental por meio das aulas que realizou.

Enquanto a atriz Alcione Weizmann pontua que, de um modo geral, o trabalho de Alta Performance para Atores tem ajudado a se aprimorar como atriz. “Utilizo todas as técnicas nos momentos que antecedem uma performance ou um teste, controlando minha ansiedade com alguns trabalhos respiratórios específicos”, confessa.

Comentários
Assista ao vídeo