Notícias - Motor

11º Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindoia já tem data confirmada para 2026

1 de Julho de 2025

O maior encontro de veículos antigos da América Latina, com visitação gratuita, está programado para acontecer entre os dias 04 e 07 de junho  

Créditos: Matheus Tamanini

A 11ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBBA) de Águas de Lindoia em 2026 já tem uma data definida pela organização do evento: entre os dias 04 e 07 de junho, com visitação gratuita para o público. Exposição e venda de autos antigos, feira de antiguidades, praça de alimentação e shows de bandas ao vivo são os destaques do evento, além da premiação dos veículos expostos. 

A edição de 2025 foi comemorativa, de 10 anos, e teve 1.500 veículos expostos nos quatro dias do evento. E o público chegou a 500 mil pessoas. 

Dois modelos se destacaram e chegaram muito perto de conquistar o título na categoria “The Best” Nacional, mas o Concorde acabou ficando com o prêmio DESTAQUE NACIONAL. Fabricado em 1979 por João Storani, em Jundiaí (SP), teve apenas 20 unidades produzidas, sendo a única com configuração para cinco lugares. Vendido anos atrás para os Estados Unidos, o exemplar foi recomprado e repatriado pelos netos do fabricante, e restaurado com alto grau de originalidade.

Já o Destaque Pré-guerra foi Packard Victoria Dietrich, de 1935, da coleção Automóveis do Brasil. Raro no mundo, o veículo sempre esteve em território brasileiro. O primeiro proprietário foi o conde Francisco Matarazzo, que o adquiriu no lançamento, no Hotel Waldorf Astoria, em Nova York. Passou por importantes colecionadores, como Og Pozzoli, e recentemente recebeu um restauro completo, estreando no 10º EBAA.

Os ganhadores dos maiores prêmios “BEST IN SHOW” 2025 foram:

Nacional: do Dream Car Museum, é um Hofstetter, de 1987, o primeiro superesportivo brasileiro, criado por Mario Richard Hofstetter. Com apenas 18 unidades produzidas, o modelo se destaca pela exclusividade. A unidade premiada é a única equipada com câmbio automático e mantém sua originalidade, uma vez que está preservada, sem passar por restauração.

Pós-guerra: o Jaguar XJ 220, de 1993, um superesportivo inglês com apenas 281 unidades produzidas no mundo, das quais apenas duas estão no Brasil. O modelo pertence ao Carde Museu, nunca foi restaurado e impressiona pelo desempenho, que alcança 377 km/h de velocidade máxima. 

Pré-guerra: foi o Pierce Arrow 840 A, de 1934, do acervo do Carde Museu. Raríssimo conversível de oito cilindros, é o único exemplar no mundo com essa configuração. Restaurado nos Estados Unidos, já conquistou diversos prêmios nos mais prestigiados eventos internacionais.

Serviço - EBAA 2026 

De 4 a 7 de junho 

Entrada gratuita 

Praça Adhemar de Barros, centro, Águas de Lindoia

Comentários
Assista ao vídeo