"O primeiro espetáculo em Nova Iorque a gente nunca esquece"
Neste fim de semana, o ator Roberto Nonato Filho estreou sua primeira peça de teatro no concorrido e respeitado circuito novaiorquino da Off-Broadway. A peça, “On the line”, que em tradução livre seria “em perigo” ou “em risco”, foi apresentada no teatro The Actors Temple. O roteiro foi escrito por Shira Behore especialmente para o grupo, fazendo com que uma verdadeira confluência de fatores positivos materializasse o trabalho da trupe.
![]() |
Foto: Divulgação |
“A gente quer muito que as coisas aconteçam e fizemos de tudo para que elas realmente acontecessem. Confesso que, ao entrar em cena na primeira apresentação do sábado, me vi um pouco nervoso. Na segunda apresentação, com a casa mais cheia, a coisa piorou pro meu lado”, brinca, “mas depois a gente entra na trama e tudo passa”.
O formato da peça concentrou três apresentações, em apenas um fim de semana, mas abre as portas para muito mais, inclusive no Brasil. “Sim, já recebi um convite, ainda que informal, para compor uma peça no Brasil até o final do ano. Tenho certeza de que a sorte sempre acompanha os esforços que a gente faz para realizar um sonho”, celebra.
Ao todo, aproximadamente 150 espectadores prestigiaram as três sessões de “On the line”,. Diferente das apresentações que Nonato Filho fez no Brasil, que contaram com a presença de amigos e familiares, a plateia em Nova Iorque era formada por muitos desconhecidos, o que trouxe uma nova dinâmica à experiência. Roberto ficou satisfeito ao receber feedbacks positivos do público, e também da diretora e da escritora da peça, o que reforçou a sensação de sucesso da estreia.
Trama
Em um dia de verão escaldante dois jovens da periferia decidem roubar a casa mais luxuosa da região. O plano começa a mudar de curso quando eles conhecem Therese Calloway, uma garota sem nada a perder, e cujo enredo acaba por revelar verdades sobre poder, herança e sobrevivência. O assalto ganha contornos tragicômicos e sombrios em torno do amadurecimento da vida, diferenças de classes sociais e sobre o luto. Os dois garotos vivem um episódio ímpar ao conhecerem uma garota sem nada, que herda tudo — exceto a verdade.
A produção teve Roberto Nonato, único brasileiro da trupe, Harsh Desai, Hannah Rose Doherty, da produtora Are We In Love?, e McCall Davis. A cenografia foi assinada por Hana Marie Ali e Isabella Pardo, figurino de Charlie Areddy e iluminação de Klara Eales e Nilton Emilio . Laura Grace Dhillon foi a designer de som e diretora de palco.
Toda a equipe é formada por jovens talentos entre 20 e 30 anos, mas cuja formação teatral já está bem sedimentada. Roberto Nonato Filho, por exemplo, tem 27 anos, é formado em Teatro pelo prestigiado Lee Strasberg Theatre & Film Institute, o mesmo onde estudaram Al Pacino e Marilyn Monroe. Nonato também possui formação em Audiovisual. No teatro, destacou-se em Agreste, peça do aclamado autor Newton Moreno. No cinema, dirigiu curtas premiados, como Left Behind, finalista do Short Way International Short Film Festival e selecionado para o festival Take Especial. Natural de São Paulo e filho de jornalistas, viveu no Brasil até os 24 anos, quando decidiu seguir carreira internacional nas artes cênicas.
![]() |
Foto: Divulgação |
On or Off-Broadway?
Para quem não sabe, os teatros Off-Broadway são menores, mas ficaram conhecidos por atraírem espetáculos com muita criatividade, inovação e diversidade de repertório. São sempre ocupados por expressões de mais liberdade artística e reconhecidos como um espaço experimental para novos dramaturgos, diretores e atores. Muitos espetáculos de sucesso da Broadway começaram como produções Off-Broadway.
Já o mercado teatral da Broadway é um dos mais renomados e lucrativos do mundo, famoso por suas produções de alta qualidade e grandes orçamentos. As produções da Broadway são realizadas em 41 teatros localizados no Theater District e Lincoln Center, cada um com 500 ou mais assentos.