Informes - GERAIS

Pho Dah C: AVEC Editora lança comédia perversa e aterrorizante sobre o cotidiano raivoso brasileiro

4 de Julho de 2025
Foto: Divulgação

Lançado no mês de junho pela AVEC Editora, Pho Dah C é o novo romance de horror e humor ácido do escritor Flávio Karras, autor premiado por obras como Bom dia, você vai morrer! e A Parasita de Almas. Desta vez, Karras entrega ao público uma comédia perversa, escancaradamente crítica e marcada por situações bizarras e provocativas, passadas em Araraquara (SP), protagonizada por uma criatura no mínimo inusitada: o Pinscheromem.

Atualizando a clássica dualidade entre homem e fera presente em narrativas como a dos lobisomens e O Médico e o Monstro, o autor cria uma figura contemporânea que simboliza a explosão de ódio como modo de vida. "O ódio não é apenas um estado de espírito ou sentimento, mas um modo de vida e, muitas vezes, força política", afirma Karras. E é justamente esse ódio frenético, 

irracional, quase cômico que dá forma ao temido Pinscheromem: pequeno, agressivo, imprevisível e ridiculamente violento.

A narrativa gira em torno de três personagens tão cômicos quanto deploráveis: Fernando, um bancário sádico em busca de uma promoção; Lívia, uma youtuber desesperada por engajamento; e Domingos, um vizinho avarento e mal-educado que transforma a vida alheia em um inferno. Todos inspirados em figuras reais do cotidiano. "Eles existem e vivem na cidade de cada um de nós. São os anônimos e os ridiculamente famosos, cada um com sua parcela de ódio e canalhice", explica o autor.

Com diálogos cortantes, cenas grotescas e situações que transitam entre o riso e o desconforto, o livro aposta em um tom direto e escrachado. "Não há tempo para filosofias vãs. É mais direto, reto, sem segundas interpretações. Diálogos constantes em uma leitura rápida de dois ou três dias", resume Karras. Em contraste com o existencialismo de Bom dia, você vai morrer!, Pho Dah C mergulha na crueza do cotidiano, usando o humor como armadilha: "Busquei temperar os excessos em uma embalagem agradável de humor, para que o leitor leia, ria e pense: 'Eu não devia estar rindo disso, mas faria a mesma

Pho Dah C desafia o leitor a reconhecer os monstros que habitam os corredores do banco, as brigas de vizinhança ou os comentários de rede social. E ao fazê-lo, lança um alerta: "Leiam com atenção, se divirtam, se choquem, se aterrorizem, mas tomem cuidado com o Pinscheromem."

A obra já está disponível em formato físico pelo site da AVEC Editora e digital no site da Amazon.

Convido você que não gosta de ler ou que está cansado das histórias cujos finais são revelados logo na capa do livro. Convido quem está cansado de clichês ou personagens importados. Venham conhecer o Pho Dah C e mergulhar em um mundo de ódio, tremedeira, promiscuidade, cotidiano raivoso e humor ácido.” destaca Flávio.

Flávio Karras | Foto: Divulgação

Sobre o autor

Natural de São Caetano do Sul, Flávio Karras é escritor de romances, contos e noveletas que transitam entre o horror, o absurdo e o humor ácido. Entre suas obras estão a coletânea Indigesto, o romance A Parasita de Almas e o premiado Bom dia, você vai morrer!, vencedor do Prêmio ABERST nas categorias "projeto gráfico" e "narrativa longa de terror".

Sua escrita é marcada por um estilo provocador, que combina crítica social e situações grotescas com uma dose certeira de ironia. Karras transforma o bizarro e o trágico em experiências literárias ao mesmo tempo incômodas e hilárias, sempre com um olhar afiado para os excessos do mundo contemporâneo.

Comentários
Assista ao vídeo