![]() |
Foto: Priscila Durant |
No dia 9 de julho de 2025, o Westmanstown Convention Centre, em Dublin, recebeu a primeira edição irlandesa do “Mulheres que Brilham” (MQB) — plataforma global de empoderamento feminino, empreendedorismo e networking. O encontro reuniu participantes de cinco países (Irlanda, Reino Unido, Suíça, Brasil e Portugal) para homenagear 34 mulheres que se destacaram em setores variados, como estética, artes, psicologia, cultura, música, direito migratório, literatura, inovação tecnológica e empreendedorismo.
Fundado por Lilian Bomfim, o movimento promove eventos premiando mulheres, workshops e debates com o objetivo de inspirar empreendedoras e fortalecer redes de apoio. Além disso, publica a revista Mulheres que Brilham, que reúne relatos de superação, cases de sucesso e boas práticas. Segundo sua fundadora e CEO, a iniciativa nasceu para dar visibilidade a trajetórias inspiradoras, compartilhar desafios vencidos e disseminar estratégias eficazes no universo do empreendedorismo feminino.
Reconhecida internacionalmente como liderança no empreendedorismo feminino — tendo sido agraciada com o título de comendadora —, Lilian Bomfim consolidou sua influência no meio digital e superou inúmeros obstáculos ao longo de sua trajetória. Além disso, atua como produtora de filmes, roteirista, diretora e apresentadora de TV.
Premiações, homenagens e destaque
![]() |
Foto: Priscila Durant |
Psicóloga, palestrante internacional e mentora, Alanna Santana é idealizadora e franqueada oficial do Mulheres que Brilham na Irlanda, sendo responsável pela coordenação e execução deste evento emocionante e repleto de homenagens. Trinta e quatro mulheres receberam troféus personalizados de Destaque Internacional e exemplares da revista Mulheres que Brilham: Miriam Leão, Sílvia Pereira, Jaqueline Pereira, Janaína Pereira, Juliana Silveira, Gyulya Yelaiah, Bruna Junic, Fabiana Andrade, Laís Sander, Nubia Carvalho, Sumara Richelle, Daniela Garcia, Dayanna Grazielle, Martina Boneberg, Caroline Monteiro, Claudia Soares, Gessy Pereira, Jessica Mosca, Beatriz Gilli, Priscila Durant, Maria Eduarda, Lilian Souza, Kamila Melo, Alexandra Sá, Vanessa Araujo, Andressa Cristiane, Isabel Sousa, Enia Guedes, Vanda Araujo, Cibele Germano, Andréia Moura, Bárbara “Global” Marques (Global Legacy), Valeria Lopes e Katia Alves.
A programação incluiu partilhas inspiradoras e palestras sobre fé, propósito e empoderamento, e foi encerrada pela performance de saxofone de Lucas Vieira. Em seguida, o jantar de gala propiciou conexões profissionais e fortaleceu o networking entre as participantes.
Durante a cerimônia, Alanna Santana e Miriam Leão foram nomeadas diretoras da Academia Mundial de Letras e Empreendedorismo (AMLE), recebendo medalha, capa e brasão da instituição fundada por Lilian Bomfim para integrar cultura, literatura e empreendedorismo em prol de um impacto social transformador.
“O Mulheres que Brilham incentiva mulheres a acreditarem no próprio potencial, seguirem seus sonhos e viverem seus propósitos, criando uma rede de apoio mútuo em que cada história compartilhada representa um passo em direção ao reconhecimento de mulheres incríveis que transformam suas comunidades,” declarou Alanna Santana.
![]() |
Foto: Priscila Durant |
Expansão Internacional
O evento em Dublin deu início à turnê europeia do Mulheres que Brilham, reforçando a presença global do movimento. A revista, lançada pela primeira vez em Paris em 2023, já consolida-se no Brasil, em Dubai e em diversos países da Europa e terá edições especiais em Portugal, Bélgica e Itália ainda neste mês de julho.
Hoje, a iniciativa atua diretamente em 14 países, através de embaixadoras e representantes do MQB, além de impactar indiretamente mais de cem nações. Essa capilaridade, reforçada por eventos, premiações e turnês em vários continentes, consolida a plataforma como uma das maiores iniciativas globais de valorização do empreendedorismo feminino brasileiro.
Legado e Transformação
O Mulheres que Brilham Irlanda consolida esse país como um importante polo desse movimento e reforça o crescente interesse pelo empreendedorismo da diáspora brasileira na Europa. Contudo, mais do que uma celebração individual, a iniciativa promove uma transformação social mais ampla:
“A participação crescente das mulheres na economia, bem como sua visão, sensibilidade e modo de trabalhar, são únicos e valiosos para as empresas na atualidade. A sociedade busca ser mais inclusiva e diversa, alinhando-se a valores éticos e morais, e isso seria impossível sem o olhar singular das mulheres no contexto empresarial”, conclui Alanna Santana.
![]() |
Foto: Priscila Durant |