Informes - GERAIS

Brasil tem 38,8% de mulheres em cargos de liderança, acima da média global

31 de Julho de 2025

Empresária e comunicadora no interior paulista, Rita Tonielo é exemplo de liderança feminina em um país que já ocupa a terceira posição no G20 em presença de mulheres no comando

Rita Tonielo, empresária e comunicadora | Foto: Divulgação

Segundo dados divulgados em março de 2025 pelo Banco Mundial, ONU e Unesco , 38,8% das posições de gestão no Brasil são ocupadas por mulheres, superando a média global de 30,58%. Com esse índice, o país alcança uma das melhores colocações no cenário internacional em representatividade feminina. Por trás de cada número, existem histórias de superação e transformação. Rita Tonielo é uma dessas mulheres.

Natural de Sertãozinho, no interior de São Paulo, ela é comunicadora, dentista, empresária e ex-vereadora. Representa muitas brasileiras que se reinventam diariamente para seguir em frente, mesmo diante dos desafios.

Ser mulher no Brasil é resistir, mas também é transformar. E essa transformação começa por dentro. Quando a gente se reconhece, entende o que quer e para onde quer ir”, afirma Rita.

Sua trajetória reflete o esforço que muitas mulheres enfrentam para ocupar espaços de decisão em ambientes ainda marcados por desigualdade. Formada em Odontologia, com pós-graduação e mais de cinco anos de atuação na área, Rita foi uma das vereadoras mais jovens e votadas da história de sua cidade, com destaque em pautas sociais ligadas à saúde, meio ambiente e assistência. Desde o início, sua atuação foi além do técnico ou político, assumindo o papel de agente de transformação, especialmente para outras mulheres.

Ser mulher é se reinventar o tempo todo. A cada novo desafio, a gente encontra força dentro de si para seguir em frente e fazer a diferença”, completa.

Trajetória na comunicação

Na comunicação, encontrou um espaço de grande impacto. Iniciou sua trajetória em rádios comunitárias, apresentou um programa diário na Rádio Sertão FM e mais tarde integrou a equipe da Band FM. Sempre com linguagem acessível e voltada ao cotidiano das pessoas, Rita deu voz a temas importantes do universo feminino como autoestima, liderança, maternidade real e saúde mental. Questões muitas vezes negligenciadas pela grande mídia.

Durante a pandemia, período marcado por intensas dificuldades enfrentadas pelas mulheres, ela se reinventou novamente. Criou um podcast multiplataforma e ao longo da carreira desenvolveu projetos sociais, livros, gibis educativos e até uma boneca autoral. Seu objetivo foi mostrar às meninas desde cedo que elas podem sonhar e ocupar qualquer espaço.

Mãe de dois filhos e sem rede de apoio familiar, viveu na prática os desafios de conciliar maternidade, carreira e empreendedorismo. Uma realidade compartilhada por milhões de brasileiras. Sua história ganha força exatamente por representar tantas outras.

Atualmente, apresenta o programa Dra. Rita na TV, que está no ar há 16 anos pela STZ TV, uma emissora de canal aberto onde também atua como coordenadora de programação. É madrinha de projetos sociais voltados à inclusão e foi eleita três vezes como Melhor Apresentadora da Região. Sua escuta ativa com o público e dedicação constante fortaleceram sua presença como uma liderança respeitada e referência para mulheres que desejam crescer com propósito.

Com décadas de experiência na televisão e no rádio, Rita Tonielo mostra que ocupar um cargo ou um microfone é apenas o começo. Ser uma líder feminina é transformar ambientes, inspirar outras mulheres, abrir caminhos e promover a inclusão. Sua trajetória prova que, com coragem e empatia, é possível mudar realidades.

Comentários
Assista ao vídeo