Business -

Região de Ribeirão Preto entra na rota dos cursos gratuitos de qualificação de mão de obra

31 de Julho de 2025

Parceria entre SindusCon-SP e SENAI vai oferecer mais de 6 mil vagas em diversas áreas e será apresentada na próxima quinta-feira (31/7)

O Programa de Qualificação nos Canteiros de Obras, iniciativa criada em 2022 para atender empresas associadas ao SindusCon-SP-Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo – na capital paulista, acaba de anunciar a ampliação do projeto para 10 cidades do interior paulista, totalizando 79 mil vagas em cursos voltados tanto para jovens em busca do primeiro emprego quanto para colaboradores industriais em busca de atualização e qualificação. Em parceria com o SENAI, o SindusCon-SP vai oferecer mais de 6 mil vagas nas unidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Sertãozinho e Matão.

Todos os cursos são gratuitos e serão ofertados de acordo com a procura, em canteiros de obras de empresas associadas ao SindusCon-SP ou na unidade do SENAI. As oportunidades abrangem diversas áreas do setor, como Construção em Alvenaria; Assentamento de Revestimento Cerâmico; Pintura Predial; Montagem de Sistemas Hidráulicos; Montagem de Circuitos Elétricos Prediais; Execução de Armaduras para Estruturas De Concreto Armado; Execução de Formas de Madeira para Estruturas de Concreto; Instalação de Drywall; Instalação de Sistemas Fotovoltaicos; dentre outros. A iniciativa busca reforçar a importância da formação profissional como instrumento para aumentar a produtividade e acelerar a modernização do setor.

De acordo com Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, “a Construção Civil está se industrializando e precisamos de mão de obra qualificada para acompanhar esse processo. A parceria do SindusCon-SP com o SENAI-SP é de longa data e tem papel essencial nesse avanço. Juntos, conseguimos oferecer formação profissional de qualidade, ampliar as oportunidades para os jovens e contribuir com um setor mais produtivo e preparado para os desafios do futuro”.

Para o diretor da Regional Ribeirão Preto do SindusCon-SP, Fernando Junqueira, a industrialização da construção civil tem sido acelerada pela escassez de mão de obra e a contrapartida é a exigência de pessoal qualificado para atender a essa nova fase. “Nós investimos hoje em programas de qualificação para atender necessidades imediatas mas, sobretudo, projetando como esse setor será cada vez mais complexo e exigente no futuro próximo”, afirma.

Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP, destaca a abrangência e relevância do programa. “Estamos somando a força do SENAI-SP à expertise do SindusCon-SP para levar qualificação de excelência diretamente aos canteiros de obras. Essa iniciativa amplia o acesso à educação profissional, promove inclusão produtiva e responde de forma concreta às necessidades da indústria da construção. É uma ação transformadora, que fortalece carreiras, moderniza o setor e cria oportunidades reais de desenvolvimento em diversas regiões do Estado”, destaca.

O evento de lançamento em Ribeirão Preto será no dia 31 de julho, às 9h, no SENAI Ribeirão Preto: Rua Capitão Salomão, 1813.

Como participar

Empresas de Ribeirão Preto e região que enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados em funções específicas da Construção Civil, como construtores de alvenaria ou instaladores hidráulicos, podem solicitar a formação desses profissionais. Para isso, devem entrar em contato com a regional do SindusCon-SP ou diretamente com as escolas do SENAI-SP. As turmas serão formadas conforme a demanda e o preenchimento das vagas. As aulas terão início assim que houver o número suficiente de inscritos e disponibilidade do instrutor especialista do curso selecionado.

SindusCon-SP

É a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega aproximadamente 300 construtoras associadas e representa cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no estado de São Paulo. Com sede na capital paulista, possui nove diretorias regionais: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, S. José do Rio Preto, S. José dos Campos,  Sorocaba e uma delegacia em Mogi das Cruzes. A construção civil representa 3,6%  do PIB do Brasil (IBGE/CBIC), e a construção paulista constitui 27,6% da construção brasileira (IBGE).

Comentários
Assista ao vídeo