Informes - GERAIS

Quitanda comemora 18 anos em Pinheiros destacando a gastronomia com propósito e iniciativas

31 de Julho de 2025

A marca do Grupo Raízes dá início às celebrações de sua trajetória com ações especiais, reforçando seu compromisso com sustentabilidade e bem-estar

Em agosto, a Quitanda celebra 18 anos de história no bairro de Pinheiros, consolidada como um dos mercados mais queridos e respeitados da região. Desde 2007 a marca, que promove uma alimentação mais consciente e uma experiência de compra mais acolhedora, se tornou sinônimo de produtos frescos de alta qualidade, atendimento humanizado e uma curadoria que valoriza pequenos produtores e sustentabilidade, aliando tudo isso ao prazer de comer e viver bem.

Mais do que um mercado, a Quitanda é um ponto de encontro dos apaixonados por gastronomia, saúde e bem-estar. Ao longo dos anos, conquistou um público fiel que já soma mais de 48 mil clientes por mês, e conta também com venda online por meio dos aplicativos ifood e Rappi e pelo canal de encomendas, o que permite que até aqueles que não podem comparecer pessoalmente ao mercado vivam a experiência de consumir com qualidade os produtos frescos e escolhidos de forma consciente, cuidadosa e criteriosa.

Além da curadoria rigorosa de produtos e fornecedores, a marca investe em diversas iniciativas sustentáveis. Entre elas, estão a transição para 100% de energia eólica, um ecoponto de coleta seletiva e o uso de um biodigestor que reduz significativamente os resíduos orgânicos. Outro compromisso da Quitanda é o de respeitar a sazonalidade dos produtos e priorizar marcas locais, atitude que reflete diretamente na qualidade e no fortalecimento da economia regional. Ao oferecer alimentos frescos, colhidos no tempo certo, e ao valorizar produtores e marcas locais, a Quitanda promove uma cadeia mais justa e consciente, conectando os seus consumidores a uma alimentação mais saudável, sustentável e com propósito.

“Celebrar 18 anos é um marco que nos convida a olhar para tudo o que já construímos com propósito e excelência, e também a sonhar com o que ainda está por vir. A Quitanda nasceu com o compromisso de respeitar as pessoas, promover hospitalidade e gerar impacto positivo. Seguimos firmes nessa missão, conectando alimentos, valores e pessoas que acreditam em um futuro mais saudável e mais humano”, afirma Ricardo Costa, CEO do Grupo Raízes.

Programação especial traz roda de conversa sobre gastronomia consciente

Para marcar este novo ciclo, a Quitanda realiza uma programação comemorativa ao longo do mês de agosto e, para abrir o ciclo, será promovido um evento exclusivo para convidados. 

Um dos destaques do evento é a participação de Camila Fremder, escritora, roteirista e uma das vozes mais influentes da internet quando o assunto é vida cotidiana tratada com leveza, bom-humor e autenticidade. Camila estará presente em uma roda de conversa com o tema “Gastronomia com Consciência”, ao lado de Cafira, uma das vozes mais autênticas da gastronomia brasileira contemporânea, unindo sua vivência nordestina e uma liderança feminina inspiradora, e Bel Coelho, chef e pesquisadora referência na gastronomia brasileira por sua cozinha autoral e engajada, que valoriza ingredientes nativos, saberes ancestrais e a biodiversidade do país, sempre com um olhar sensível para questões sociais, ambientais e culturais. A proposta do encontro é refletir, de forma leve e acessível, sobre escolhas alimentares e seus impactos não apenas no corpo, mas também nas relações e no meio ambiente.

“A Quitanda é um espaço onde comer bem está diretamente ligado a escolher com consciência. É uma alegria promover essa celebração e fomentar esta conversa que aproxima a gastronomia do dia a dia das pessoas, sem perder de vista o impacto que nossas escolhas têm no meio ambiente, na sociedade e no nosso bem-estar”, destaca Laura Varante, Head de Marketing do Grupo Raízes.

Mais novidades pela frente

A celebração também conta com uma parceria inédita com a artista visual Ida Feldman, reconhecida por suas obras em colaborações com renomadas marcas de design. Com seu traço expressivo e poético, Ida assina a estampa das ecobags exclusivas da Quitanda, criadas especialmente para a ocasião. Durante o evento, a artista estará presente para entregar pessoalmente as primeiras peças aos convidados. A partir de 8 de agosto, as ecobags poderão ser adquiridas na loja, unindo arte, funcionalidade e propósito em um produto que simboliza o encontro entre criatividade, consumo consciente e identidade local.

Além disso, os clientes da Quitanda terão várias novidades, como a nova linha da peixaria, com sushis e pokes, e novos sabores de bolos e sanduíches. No dia 16 de agosto, acontece o esperado evento Drink & Jazz na garagem da Quitanda, além do tradicional parabéns na loja com o bolo de aniversário exclusivo assinado pela Chef Roberta Julião. 

Com isso, a marca reafirma sua essência: ir além de um mercado, com um espaço que nutre qualidade e propósito, unindo a boa gastronomia, a hospitalidade e a busca por um futuro mais sustentável.

Comentários
Assista ao vídeo