Cultura - Educação

Editora ribeirão-pretana IELD lança hoje livro de direito em São Paulo

12 de Maio de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A editora IELD de Ribeirão Preto lança na segunda-feira, 12 de maio, à partir das 19:30, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o livro “Estudos de Direito Constitucional – homenagem à Professora Monica Herman Salem Caggiano”. O evento será no Prédio Histórico, no auditório do 1º andar.

 O livro coleta artigos de acadêmicos em direito constitucional sobre temas variados que tratam de política, direito médico, internet, turismo e ecoturismo, e até mesmo uma visão sobre a pós graduação no direito. Os organizadores além de colaborarem com a obra, também foram alunos da Professora Monica, são eles Vivian de Almeida Gregori Torres e Alvaro Theodor Herman Salem Caggiano.

A professora Dra. Monica Herman especializou-se em questões políticas, sua linha de pesquisa sinaliza sua preocupação com a democracia e as instituições interligadas, em temas como financiamento dos partidos, significação e o papel da oposição. Suas lições são tidas como pioneiras no meio acadêmico.

O evento é gratuito e aberto ao público. A USP da capital fica no Largo São Francisco nº 95, sala São Leopoldo, no auditório do 1º andar do prédio histórico, em São Paulo.

 

Prefácio

Para um (velho) professor nada é mais gratificante do que ver homenageado um discípulo. Na vaidade imanente aos homens, ele, por um lado, também se sente homenageado, enquanto, por outro, verifica que as sementes que lançou frutificaram.

Tive o prazer de ter a Professora Monica entre os meus alunos de pós-graduação. Orientei sua dissertação de mestrado, sua tese de doutorado, fiz parte da sua banca de livre docência. Contei desde cedo com a sua colaboração na faculdade e no Instituto “Pimenta Bueno” que, na verdade, foi criado por sua inspiração. Assim posso avaliar a contribuição que ela vem dando ao ensino universitário e mais do que isto à ciência do Direito Constitucional. Tenho igualmente, porque a conheço há muito, condições para medir o esforço que empregou para dar à sua carreira o brilho que todos reconhecem e que neste livro se autentica. Realmente, para quem não nasceu no país em que atua as dificuldades são, sempre, grandes, a começar pelo domínio de uma língua estrangeira. Na superação desses obstáculos, poucos tiveram o êxito da querida Professora.

Enfatize-se um ponto. Como cultora do Direito Constitucional, a Professora Monica, especializou-se nas questões políticas. Seguiu nisto a linha – a meu ver mais importante- do constitucionalismo que é um direito político e não uma ciência da interpretação esotérica. Sua contribuição para o equacionamento constitucional de questões políticas sinaliza a sua preocupação com a democracia e as instituições com ela conexas. Em temas que eram pouco tratados entre nós, como o financiamento dos partidos, a significação e o papel da oposição, etc., suas lições são pioneiras e de grande valia.

Manoel Gonçalves Ferreira Filho

 

Serviço:

Lançamento do livro: Estudos de Direito Constitucional – homenagem à Professora Monica Herman Salem Caggiano

Data: 12 de maio | Segunda-feira

Horário: 19h30

Local: Faculdade de direito da Universidade de São Paulo | Largo São Francisco nº 95 | Auditório do 1º andar | Prédio Histórico  | São Paulo

 
Comentários
Assista ao vídeo