Informes -

ALESP comemora o Dia da Comunidade Italiana

9 de Junho de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aconteceu na última segunda-feira, dia 2 de junho, no Plenário Juscelino Kubistchek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Sessão Solene alusiva ao ‘Dia da Comunidade Italiana’, cerimônia na qual as pessoas que se destacam no estreitamento de laços entre a Itália e Brasil são agraciadas com a ‘Loba Romana’, láurea criada em 1991 e que, desde então, já foi entregue para mais de 400 pessoas.

Neste ano, a Sessão Solene foi presidida pelos deputados Alex Manente e Vitor Sapienza, ambos do PPS.

Foram homenageadas as seguintes personalidades: Antonio Bernardini, Antonio Sapienza, Carlos Nascimento, Edson Zanon, Francesco Paternó, Loreto Bove Neto, Luiz Osvalter Tomazin, Marcelo Rocco, Dom Paulo Geraldo Perboni,  Pietro Carlo Spera, deputada Renata Bueno, Rodolpho Coradini Filho, Sergia Bortolotti Aymard, Tânia Maria Sonvezzo Cardin, Zélia Aparecida Perez Crisanti.

Vitor Sapienza destacou a importância da entrega da “Loba Romana” para quem ajuda a construir a integração entre a Itália e o Brasil. “Quando apresentei o Projeto de Lei que originou o ‘Dia da Comunidade Italiana’ não imaginei que chegaríamos aos 400 homenageados, 26 anos depois. Fico gratificado em ver esse plenário lotado. Espero que esta data seja repetida por muitos e muitos anos”, diz.

Em seu discurso, o jornalista Carlos Nascimento, escolhido para falar em nome de todos os homenageados em 2014, ressaltou que o trabalho desenvolvido junto à sociedade tem sido visto com bons olhos pela organização da ‘Loba Romana’ e agradeceu aos políticos Alex Manente e Vitor Sapienza.

O deputado Alex Manente ficou honrado por presidir uma Sessão Solene tão tradicional da Assembleia Legislativa.  “Me sinto muito honrado em presidir uma Sessão Solene que presta homenagem à nação italiana e seus descendentes brasileiros. Gostaria de parabenizar o deputado Vitor Sapienza por organizar, há décadas, um evento de tamanha importância para nossa sociedade”, comenta. 

TROFÉU LOBA ROMANA - HISTÓRICO

O “DIA DA COMUNIDADE ITALIANA” foi instituído por iniciativa do Deputado Vitor Sapienza, autor da Lei 6133, de 01º de junho de 1988. A lei determina a data de 02 de junho como homenagem à nação italiana e aos seus filhos e descendentes radicados no Brasil. A Sessão Solene, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tem como ponto alto a entrega do troféu Loba Romana, láurea concedida aos italianos e seus descendentes que, por sua atuação sócio-econômica e cultural, contribuíram para estreitar ainda mais os laços entre o Brasil e a Itália.

O troféu é uma láurea em bronze, com pedestal em mármore, que retrata uma loba amamentando os órfãos Rômulo e Remo. O símbolo original da loba romana é um bronze etrusco, datado do séc. V a.C. Segundo a mitologia, Roma venceu a Etrúria, através das batalhas desenvolvidas nos séculos IV e III a.C., obtendo aí o seu mito fundador. No séc. XV d.C. o escultor italiano Antonio Pallaiolo juntou os gêmeos Rômulo e Remo à loba.

A justificar a homenagem, o autor da Lei, Deputado Vitor Sapienza, faz questão de enfatizar a importância dos italianos e seus descendentes no desenvolvimento do país e, principalmente, do Estado de São Paulo.

“São raízes profundas das quais nos orgulhamos, raízes fincadas na lavoura, na indústria, no comércio, nas artes”, destaca Vitor Sapienza.

  

Comentários
Assista ao vídeo