Cultura - Cinema

Eu escolhi te esperar, a websérie

4 de Agosto de 2014

 

Cerca de 180 pessoas entre jovens, adolescentes e adultos se inscreveram para as audições da web série Eu Escolhi Te Esperar, realizadas em São José dos Campos, nos dias 27 e 28 de julho.

A decisão de esperar pela pessoa certa e de não fazer sexo até o casamento - o lema do movimento Eu Escolhi Esperar (EEE) - serviu de inspiração para o diretor e roteirista e Maurício Bettini escrever a série Eu Escolhi Te Esperar. Uma produção da Purpose Films, Produções Cinematográficas Cristãs, em parceria com a Academia de Artes Poema, com apoio do Movimento Escolhi Esperar, que deve ir ao ar em outubro.

Frente à banca composta por três jurados, os candidatos, jovens e adolescentes, tiveram avaliadas a capacidade de interpretação e canto, uma exigência para o núcleo jovem da série. Já para os adultos, cantar não era essencial, mas nem por isso foi mais fácil, o texto que eles tiveram que interpretar para a banca examinadora era um monólogo, em close, de forte carga emotiva.

Para a paulistana Alessandra da Silva Magalhães, de 16 anos, estudante de teatro, o sábado de audições foi um marco. "Faço parte de uma comunidade católica que adotou o EEE, por isso, fazer parte da série que vai falar a outros jovens a importância de esperar seria um grande desafio, mas também uma grande alegria". Sobre a audição ela disse que adorou até o frio na barriga: "faço aulas de teatro, mas é a primeira vez que passo por uma audição, fiquei nervosa, mas adorei a experiência".

Os amigos mineiros, Suelen Santos e Luan Ribeiro, de 16 e 22 anos, também são pura animação com o teste. Eles saíram de Itajubá, MG, uma viagem de duas horas e meia de ônibus, para a audição, e estão entusiasmados. "Somos da mesma igreja e temos um grupo de teatro. Participar de um projeto como esse seria a realização de um sonho", declara Luan, que é estudante de direito. Para Suelen, que sonha em ser atriz, o teste não foi nada fácil, mas uma super experiência. "A gente veio decorando o texto e cantando no ônibus, maior mico! Frente às câmeras, fiquei super nervosa, mas valeu muito a pena. Se pelo menos um de nós passar, vai ser demais!" declarou a adolescente.

Entre os adultos, a atriz de mais idade inscrita para a audição foi Lixa Palosa, 46 anos. Ao contrário da maioria dos candidatos, Lixa é uma atriz experiente, que já fez participações em filmes de Tizuca Yamasaki e outros diretores importantes para o cenário nacional. Ela diz que soube das audições pelas redes sociais e apesar de não conhecer o projeto, foi atraída pelo tema. "Achei a ideia fantástica! O amor é lindo e apesar de ter vivido a experiência do divórcio, ainda acredito no amor e no casamento. Ensinar os jovens a esperar em Deus pela pessoa certa é o maior legado que podemos deixar às futuras gerações".

Nádia Cardoso, Robson Santana e Lucas Lima, sócios da Academia de Artes Poema, parceiros do projeto e membros da banca examinadora, falaram sobre a qualidade técnica dos candidatos e se disseram surpresos com a desenvoltura deles que, em sua maioria, tinha pouca ou nenhuma experiência com cinema ou teatro, mas mostraram muito potencial. "Nos sentimos  duplamente honrados com esse projeto. Primeiro por ter a oportunidade de conhecer tantos talentos em um só final de semana, depois por ter o privilégio de usar uma linguagem artística cinematográfica para falar de uma mensagem que para nós também é uma verdade", esclarece o ator e preparador vocal Lucas Lima.

Para o diretor Maurício Bettini o final de semana foi muito positivo e surpreendente. "Ficamos surpresos e felizes com o número de inscritos no projeto e com a quantidade de jovens que vieram para audição atraídos pelo tema", contou. Ele atribui a grande procura ao número expressivo de jovens que aderiram ao movimento nas redes sociais mas também falou sobre uma nova postura dos jovens em relação ao amor a dois. "Acho que finalmente a banalização dos relacionamentos está fora de moda e as pessoas estão percebendo que o grande negócio é viver relacionamentos de verdade. Com a série queremos tornar ainda mais latente a ideia de que vale muito a pena esperar pelo verdadeiro amor", finalizou Bettini.

A websérie

Um tempo certo para todas as coisas, esta é a mensagem principal da comédia romântica Eu Escolhi Te Esperar. De forma doce e apaixonante, a série conta a história de Thiago, um cara que já está na faculdade, mas ainda não perdeu a timidez e vive tentativas frustradas de conquistar uma garota. Thiago tem uma grande amiga, Bia, que acha que azarar é perda de tempo e que o certo mesmo é esperar. Entre conflitos familiares, diferenças culturais e muito aprendizado, eles vão enfrentar todas as dificuldades para se manterem firmes neste propósito de esperar e encontrar o verdadeiro amor.

Justificativa para o gênero

A comédia é um dos gêneros mais explorados pelo mercado cinematográfico brasileiro por sua facilidade em entreter e comunicar. E esse é o objetivo da série Eu Escolhi Te Esperar, que se apropria dessa vantagem para apresentar uma nova proposta de relacionamento entre os jovens, propondo um modelo que valoriza a busca pelo amor verdadeiro e total distanciamento da exploração inconseqüente da sexualidade. 

Formato - por que websérie?

O formato web série foi definido para o projeto porque hoje seu público está maciçamente conectado. A facilidade de poder acessar vídeos em qualquer lugar e assistir no horário em que preferir é um ponto importante para esse público. Além desses, outro fator importante é o baixo custo de produção e o fato de produtos desse tipo obter boa resposta do público quando migram para TV ou cinema.

Características e destaque

A série foi inspirada em filmes e séries americanas como e outras comédias românticas que têm como ambiente colégios e rotina de famílias em casa. A série vai passar a ideia de que a história se passa na capital de São Paulo e a trilha será composta por músicas autorais interpretadas por alguns dos protagonistas.

Ficha Técnica

 

Direção e roteiro

Maurício Bettini

 

Direção de atores e preparador de elenco

Robson Santana

 

Direção de Núcleo e preparador de elenco

Nádia Cardoso

 

Direção Musical e preparador vocal

Lucas Lima

 

Direção de Fotografia e edição

Willian Vankar

 

Técnico de áudio

André Cardoso

 

Produtora chefe

Mari Abrahão

 

Trilha Sonora

Willian Vankar

 

Figurinista

Débora Risanto

 

Assessoria de Imprensa

Zaia Comunicação

 

Comentários
Assista ao vídeo