Notícias - Na Mídia

Casa Vogue desbrava interior paulista e descobre construções assinadas por modernistas

8 de Agosto de 2014

(à esquerda - Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo projeto por Oscar Niemeyer em Araras) (à direita – Estação Rodoviária por João Batista VilaNova Artigas em Jaú)

 

A edição de agosto da revista Casa Vogue traz um especial sobre o interior de São Paulo. Ao todo são 14 páginas com matérias sobre arquitetura e décor de diversas construções assinadas por nomes como Oscar Niemeyer e Vilanova Artiga. Em suas andanças pelo interior paulista, a reportagem da publicação descobriu tesouros como a Estação Rodoviária de Jaú, com projeto de João Batista Vilanova Artigas, que faz parte das obras de recuperação arquitetônica da cidade. Entre as renovações coordenadas pelo arquiteto Paulo Masseran, o azul-cobalto cobriu paredes selecionadas, um desejo de Artigas negado pelo então prefeito, Waldemar Bauab, em 1976, o ano da inauguração do terminal.

Em Araras, por exemplo, encontra-se o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, um dos únicos projetos do arquiteto no interior paulista. Segundo a reportagem, há polêmica quanto à construção, julgada extravagante para os padrões da cidade de Araras. Porém, é considerada um primor da arquitetura teatral do ponto de vista técnico.

A capela Raquel Novaes, em Tatuí, é praticamente inteira feita de madeira. O projeto da arquiteta Beatriz Meyer foi totalmente erguido de maneira independente do resto, com exceção da parede do fundo, de pedra ferrugem. A Escola Estadual Roberto Marinho, em Campinas, ganhou nova identidade a partir do projeto criado por Vinicius de Andrade, Marcelo Morettin e equipe, da Andrade Morettin Arquitetos, conectando o térreo da escola com o passeio público, que incentiva o envolvimento da comunidade local com os alunos e professores da escola.

 

Comentários
Assista ao vídeo