Cultura - Educação

São Paulo recebe primeiro módulo do projeto Objetiva- Empreendedorismo em Foco

11 de Agosto de 2014

 Com o objetivo de oferecer aos profissionais do setor audiovisual a oportunidade de conhecer novas ferramentas e pensar novos formatos e plataformas, a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizam o primeiro módulo do projeto “Objetiva – Empreendedorismo em Foco”. São Paulo é a primeira cidade a receber os módulos que abordarão temas relacionados à gestão empresarial, legislação, distribuição e projeto transmídia/inovação tecnológica.

Entre os dias 12 de Agosto e 26 de Setembro, produtoras de micro e pequeno portes poderão ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas técnicas. Para a Gerente Executiva de Capacitação da APRO, Odete Cruz, o momento é oportuno para as empresas do setor. “A Lei nº 12.485, que reserva uma cota de 3h30 por semana para conteúdos nacionais nos canais a cabo, trouxe benefícios ao mercado audiovisual, porém as produtoras devem estar preparadas para atender as demandas que surgem. O projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco quer promover a troca de conhecimento, auxiliando as empresas a se prepararem para estas oportunidades”, explica Odete.

O projeto iniciará com o módulo Gestão Empresarial, entre os dias 12 e 15 de Agosto, no Hotel Pestana, e será apresentado por Silvio Soledade, especialista em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi e em Gestão Financeira pela FGV-SP, Marcos Ribeiro de Moraes, doutor em Economia pela FEA-USP e pela J. W. Goethe Universität, Frankfurt, Alemanha, e especialista em Legislação e Gestão de Projetos Culturais e Audiovisuais, e Ricardo Tiezzi, mestre em Cinema, Filosofia e Religião pela PUC-SP e especialista em História da Arte pela FAAP. Nesta etapa, os participantes irão conhecer a elaboração prática de um plano de negócios para vendas de produtos ou serviços audiovisuais e estratégias de internacionalização de um projeto. Para isso, serão abordados temas como organização da empresa audiovisual, planejamento, viabilidade, questões econômicas e financeiras, empreendedorismo, elaboração de projetos e plano de negócios, noções de roteiro e sua importância para um projeto, internacionalização e consultoria personalizada.

O segundo módulo acontecerá entre os dias 25 e 30 de Agosto e terá como foco a Legislação. Apresentado pelos advogados João Paulo Morello, Gabriela Pires Pastore e Thiago Macedo Clayton do escritório Coelho e Morello Advogados, esta etapa tem por objetivo orientar os profissionais sobre as leis no setor audiovisual. Serão abordadas leis trabalhistas, apresentados modelos referenciais de contratos, temas sobre licenciamento, leis de incentivo, modelos de financiamento e editais. Já o terceiro módulo, com foco em Distribuição, será apresentado entre os dias 10 e 11 de Setembro e será conduzido por Krishna Mahon, produtora executiva dos canais History, A&E e Biography Channel. Para orientar os profissionais, serão explanados como é composto um orçamento de comercialização e o funcionamento do mercado internacional de vendas de filmes. Além disso, serão apresentados diferentes modelos de distribuição e estratégias de lançamento, especificidades tributárias de comercialização, dentre outros temas importantes.

O último módulo, Tansmídia com foco em Inovação Tecnológica, acontecerá entre os dias 23 e 26 de Setembro e será ministrado por Rodrigo Dias Arnaut, líder de inovação e pesquisador de sistemas de TV no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da TV Globo, e Eduardo Coelho Silva Fraga, consultor criativo do canal Multishow e do Prêmio Multishow de Música Brasileira. Serão abordados temas que orientam como deve ser desenvolvido um projeto Transmídia e apresentados as principais janelas e suportes adequados aos projetos, assim como alguns exemplos e cases internacionais.

O projeto “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” conta com a parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão). Depois de São Paulo está previsto cursos nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Dstrito Federal e Recife, em datas e locais ainda não definidos.

Comentários
Assista ao vídeo