Cultura - Cinema

Filme O Céu Sobre Mim

12 de Agosto de 2014
legenda
créditos

O céu sobre mim é um filme cinematográfico de longa-metragem escrito e dirigido por Gian Vittorio Baldi, cineasta italiano de grande importância na história do cinema. A première vai ocorrer na Mostra de Longas Gaúchos, parte da Programação Oficial do 42º Festival de Cinema de Gramado. A exibição será no dia 13 de agosto, às 16h, no Palácio dos Festivais e vai contar com a presença do ator principal João Cândido Portinari, filho do pintor brasileiro Cândido Portinari. Gian Vittorio Baldi ainda não confirmou se poderá estar presente.
O filme pode ser classificado como "cinema de autor", e conta com a singular linguagem artística do diretor, que publicou um polêmico manifesto em 1953 e ao qual se mantém fiel até hoje. Para a Spaghetti Filmes é a realização concreta de um dos objetivos traçados desde o início de sua trajetória de 11 anos, que era o de realizar projetos internacionais com diretores já reconhecidos por sua obra.
O objetivo dos produtores a partir de agora é apresentar o filme para o público e medir qual será o impacto, visto que se trata de um filme de autor, com linguagem muito peculiar. Mais uma grande obra de Baldi.
O filme, com duração de 75 minutos, é financiado pelo sistema Pró-cultura RS, da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, e conta com o patrocínio das empresas Florense e Intral.
 
SINOPSE
Quatro mulheres. Quatro estações. O astrônomo Gregório (João Cândido Portinari) vive isolado em meio aos vinhedos da serra gaúcha e ao se aproximar do término da vida, faz um balanço da sua existência. Em meio às recitações de Rei Lear, que faz com o seu ajudante Ermanno (Gutto Basso), Gregório questiona o futuro da humanidade com base em um estudo, o qual diz que em 2036 o asteroide Apophis pode atingir o nosso planeta.  Escrito e dirigido pelo diretor italiano Gian Vittorio Baldi, é um filme autoral, com linguagem ousada, entrecortado por animações, referências e citações.
 
 
HISTÓRICO
A maior parte das imagens foram gravadas nos meses de maio e junho de 2011 nas cidades gaúchas de Bento Gonçalves e Torres. Mas o filme conta também com cenas num observatório astronômico localizado no Chile, em pleno Deserto do Atacama. O roteiro também previa sequências de animações, que foram realizadas por três equipes de animadores e ilustradores, com destaque para os desenhos da italiana Elena Martucci, indicada pelo próprio diretor.
O elenco do filme é composto em sua maioria por atores gaúchos e por João Cândido Portinari, que vive o papel do protagonista. João é filho de Cândido Portinari, considerado um dos mais importantes pintores brasileiros. Mas assim como ele, alguns participantes não tinham experiência anterior com atuação. Essa é uma das características da estética de Baldi, que gosta de trabalhar com não-atores, livres de técnicas e experiências anteriores. E quando seleciona elenco profissional usa um processo único. Baldi sente a necessidade de trabalhar com pessoas que tenham personalidade carregada pelas experiências reais da vida. "Eu os seleciono olhando em seus olhos e desvendando sua alma”, justifica Baldi. Muitos diálogos e caracterizações dos personagens trazem referências da própria história dos atores. O personagem Gregório é, de fato, filho de Portinari.
Outra característica de Baldi é filmar sem o uso das tradicionais iluminações técnicas de cinema. Ele prefere a luz natural que entra pelas janelas. Fora isso, permite apenas o uso de lâmpadas que fazem parte do cenário. Para este desafio convidou o fotógrafo e cinegrafista italiano Stefano Coletta que já havia trabalhado anteriormente com ele. Coletta possui grande histórico no cinema italiano, tendo trabalhado em mais de 50 filmes, entre eles “O Carteiro e o Poeta”.
A trilha sonora é uma criação do compositor gaúcho Everton Rodrigues que produziu um tema musical baseado na expectativa do diretor. A mixagem final de som foi coordenada pela equipe de Kiko Ferraz no estúdio JLS em São Paulo.
Daniel Dode assina a montagem e supervisão de finalização do filme. Dode foi pessoalmente à casa do diretor na Itália em diversas oportunidades para realizar o trabalho. Etapa importante, a montagem é parte do processo criativo do diretor.
 
 

Comentários
Assista ao vídeo