Cultura - Educação

Jornalista da TV Globo Rodrigo Alvarez lança Aparecida, a biografia da padroeira do Brasil

9 de Setembro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aparecida é o livro mais completo sobre o maior símbolo da fé católica brasileira. Fruto de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior pelo jornalista Rodrigo Alvarez, correspondente da TV Globo em Jerusalém, traz três séculos de história sobre a padroeira do país.

Narra, por exemplo, a noite em 1978 em que um homem atormentado invadiu a basílica de Nossa Senhora Aparecida e destruiu a imagem da santa - atentado que se desdobrou em uma sequência de acontecimentos cheios de mistérios, como numa trama cinematográfica. Este é apenas um dos eventos que cercam Aparecida e, à medida que se desenrolam, vão se confundindo com a própria História do país.

Ricamente ilustrada, a obra descreve personagens curiosos: o padre que tirava a santa do altar às escondidas; o governador que cortava cabeças; a restauradora irritada; o frei que enfrentava corruptos. E também revive personalidades marcantes, como a princesa Isabel, que lhe deu a coroa; o general Médici, que financiou uma peregrinação pelo país da ditadura; e os três últimos papas, João Paulo II, Bento XVI e Francisco, que fizeram questão de beijá-la.

A mistura entre fé, paixão e identificação nos faz pensar que a imagem de Aparecida seja, talvez, o primeiro símbolo nacional brasileiro. Até mesmo os mais céticos sabem que, ao ver a imagem triangular coberta pelo manto azul, estão vendo um retrato do Brasil.

O autor

Rodrigo Alvarez nasceu no Rio de Janeiro e passou os últimos dez anos entre São Paulo, Nova York, São Francisco e Jerusalém, como repórter e correspondente da TV Globo. Publicou, pela Globo Livros, Haiti, depois do inferno, em 2010.

 

Agenda de lançamentos

10/09, às 19h - São Paulo
Livraria Saraiva - Shopping Morumbi

12/09, às 19h - Goiânia 
Livraria Saraiva - Flamboyant Shopping Center

18/09, às 19h - Rio de Janeiro 
Livraria da Travessa - Shopping Leblon

 

Comentários
Assista ao vídeo