Cultura - Educação

MODA e PUBLICIDADE no Brasil nos anos 1960, livro com temática exclusiva sobre a moda no Brasil

18 de Novembro de 2014

 

MODA e Publicidade no Brasil nos anos 1960, de Maria Claudia Bonadio, traça um panorama histórico da moda e da publicidade no Brasil a partir da segunda metade do século XX, quando as grandes novidades nessa área eram os fios sintéticos e as coleções de prêt-à-porter. Assim, a Rhodia Têxtil e o líder publicitário Livio Rangan (1930-1985) são destacados pela autora como principais personagens que fortaleceram essas novas tendências. 
 
Para atrair o público, as estratégias de marketing da Rhodia nos anos 1960, associava os têxteis e as roupas de fio sintéticos com as artes e a cultura brasileiras, mais frequentemente com a música, as artes plásticas e a cor local de diversas regiões do País. Aproximar a moda produzida no país com a alta-costura internacional também contribuía para a construção da imagem de qualidade desse produto. 
 
Além disso, a Feira Nacional da Indústria Têxtil (Fenit), então principal espaço para lançamentos de moda no país, foi um dos principais suportes de divulgação dos produtos da Rhodia, que por meio de shows-desfiles unia vestidos estampados por artistas plásticos nacionais e importantes nomes da música popular brasileira e do teatro. 

O livro de Maria Claudia Bonadio, portanto, nos traz um novo olhar sobre o Brasil dos anos 1960, e traz à luz não apenas a moda dessa época, mas também o contexto cultural e artístico do Brasil a ela associados. 
 
Moda e Publicidade no Brasil nos anos 1960 é uma obra de referência que traz um panorama sobre o desenvolvimento do mercado da moda e da industria têxtil no Brasil naquele período, rico em imagens, informações inéditas, formato diferenciado e capa em couchê fosco 350 grs. 
 
Sobre a autora 
Maria Claudia Bonadio é historiadora e professora do Departamento de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. É autora do livro Moda e Sociabilidade (2007) e uma das organizadoras da obra História e Cultura de Moda (2011).

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