Notícias - Motor

Em condições mistas, Argentina lidera primeiro treino em Goiânia

20 de Março de 2015

 

 

A quinta-feira (19) em Goiânia foi de adaptação aos pilotos convidados para a Corrida de Duplas do Circuito Schin Stock Car, prova que abre a temporada 2015 da maior categoria do automobilismo brasileiro. Em dia em que os titulares ficaram nos boxes só olhando e auxiliando os "co-pilotos", a sessão reuniu condições mistas. Na primeira hora de treino, o grupo inicial andou com pista seca; já o segundo grupo saiu para o traçado debaixo de chuva - e o asfalto foi secando no decorrer da prática. As equipes colocam um carro em cada grupo.

 
 


Por causa destas condições, naturalmente quem andou no primeiro grupo marcou os melhores tempos da sessão. E o mais rápido foi o argentino Nestor Girolami, parceiro de Ricardo Maurício na Eurofarma-RC, com 1min24s555; Nelsinho Piquet, de volta à Corrida de Duplas ao lado de Átila Abreu na AMG, veio logo em seguida com um tempo 0s301 mais alto que o do atual campeão do Super TC 2000.

"O carro é muito diferente do que estou acostumado na Argentina. O Stock Car tem um ajuste mais refinado, e também é mais rápido. Os freios são parecidos, e isso ajudou na adaptação. O Ricardinho me auxiliou muito, deu dicas sobre o carro e sobre a pista", disse Girolami. Maurício completou. "Foi um ótimo começo, e vi que ele já estava seguro no carro, tanto que já passamos pneus novos", destacou.

No primeiro grupo fecharam as dez primeiras posições Pechito López (Cacá Bueno), Beto Monteiro (Galid Osman), Laurence Vanthoor (Valdeno Brito), Mark Winterbottom (Marcos Gomes), Jaime Alguersuari (Luciano Burti), Nicolas Prost (Julio Campos), Guilherme Salas (Popó Bueno) e Felipe Giaffone (Denis Navarro).

Ingo Hoffmann fez seu retorno à Stock Car com um 14º lugar no treino. "O carro mudou bastante da última vez que andei, principalmente nas freadas. Estou acostumando ainda", disse. Rubens Barrichello, atual campeão e seu parceiro, aprovou. "Ele foi muito bem. Quem anda de bicicleta nunca esquece, e fiquei honrado em vê-lo guiando meu carro. O principal foi deixa-lo tranquilo e tirar o melhor proveito da situação. Não o convidei porque sou fã e amigo dele; mas sim por que sei que ele é competitivo", falou Rubens.

No molhado - O segundo grupo teve o português Antonio Félix da Costa liderando, com pista úmida, fazendo o melhor tempo entre os que saíram na segunda hora de treino. O parceiro de Allam Khodair na Full Time registrou 1min28s845 - 17º tempo no geral. Vitor Meira, retornando à Stock como parceiro de Max Wilson, foi o segundo. 

 
 


Da Costa, que corre no DTM alemão e na Fórmula E, gostou da primeira experiência no Brasil. "O carro é muito bem construído e a equipe tem um bom acerto para a pista de Goiânia. Primeiro foi questão de nos ajustarmos quanto à comunicação, ao método de trabalho, enfim, de nos conhecermos melhor. A equipe trabalhou muito bem para que minha adaptação fosse rápida, e gostei muito do circuito. Nós corremos na Europa e vir andar em uma pista diferente é de certa forma refrescante", disse o português.

O belga Frederic Vervish (Cesar Ramos) terminou logo depois, seguido de Álvaro Parente (Felipe Fraga), Fábio Carbone (Sérgio Jimenez), Luiz Razia (Lucas Foresti), Bruno Senna (Antonio Pizzonia), Chico Serra, também retornando ao lado do filho Daniel, e Lucas di Grassi (Thiago Camilo) fechando os dez melhores do segundo grupo.

As atividades de pista do Circuito Schin Stock Car serão retomadas nesta sexta-feira (20) com mais duas sessões: às 14h20 e às 15h15 para dois grupos de pilotos convidados e 50 minutos de duração, e a segunda a partir das 16h30, com escolha livre de pilotos.

No sábado (21), o treino classificatório será ao meio-dia com transmissão ao vivo pelo SporTV; no domingo (22), a largada será às 10h30, também ao vivo pelas telas da Globo e do SporTV.

Confira os tempos do treino desta quinta-feira (19):
1. #90 Ricardo Maurício/Nestor Girolami - Eurofarma RC - 1min24s555
2. #51 Átila Abreu/Nelson Piquet Jr - AMG Motorsport - 1min24s856
3. #0 Cacá Bueno/Pechito Lopes - Red Bull Racing - 1min24s998
4. #28 Galid Osman/Beto Monteiro - Ipiranga-RCM - 1min25s124
5. #77 Valdeno Brito/Laurence Vanthoor - Shell Racing - 1min25s133
6. #80 Marcos Gomes/Mark Winterbottom - Voxx Racing Team - 1min25s206
7. #14 Luciano Burti/Jaime Alguersuari - RZ Motorsport - 1min25s481
8. #4 Julio Campos/Nicolas Prost - Prati-donaduzzi - 1min25s589
9. #74 Popó Bueno/Guilherme Salas - Cavaleiro Racing Sports - 1min25s741
10. #5 Denis Navarro/Felipe Giaffone - Vogel Motorsport - 1min25s901
11. #6 Alceu Feldmann/Ezequiel Raul Bosio - Boettger competições - 1min26062
12. #3 Bia Figueiredo/Matias Milla - RC3 Bassani - 1min26s062
13. #83 Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi - C2 team - 1min26s123
14. #111 Rubens Barrichello/Ingo Hoffman - Full time competições - 1min26s152
15. #72 Fabio Fogaça/Leandro Totti - Hot Car Competições - 1min26s235
16. #110 Felipe Lapenna/Vitantonio Liuzzi - Schin Racing Team - 1min26s333
17. #18 Allam Khodair/Antonio Felix da Costa - Full Time Competições - 1min28s845
18. #65 Max Wilson/Vitor Meira - Eurofarma RC - 1min29s591
19. #11 Cesar Ramos/Frederic Vervish - Cavaleiro Racins Sports - 1min29s669
20. #88 Felipe Fraga/Alvaro Parente - Voxx Racing - 1min29s979
21. #73 Sergio Jimenez/Fabio Carbone - C2 Team - 1min30s308
22. #12 Lucas Foresti/Luiz Razia - AMG Motorsport - 1min30s547
23. #1 Antonio Pizzonia/Bruno senna - Prati donaduzzi - 1min30s579
24. #29 Daniel Serra/Chico Serra - Red Bull Racing - 1min30s728
25. #46 Vitor Genz/Matheus Stumpf - Boettger Competições - 1min31s000
26. #26 Raphael Abbate/Nicolas Costa - Hot Car Competições - 1min31s068
27. #21 Thiago Camilo/Lucas Di Grassi - Ipiranga-RCM - 1min31s118
28. #25 Tuka Rocha/Chris Van Drer Drift - RC3 Bassani - 1min31s215
29. #2 Raphael mattos/David Mufatto - Schin Racing Team - 1min31s267
30. #8 Rafael Suzuki/Antonio Perez - RZ Motorsports - 1min31s643
31. #70 Diego Nunes/Ricardo Rosset - Vogel Motorsport - 1min31s863
32. #33 Felipe Maluhy/Xandynho Negrão - ProGP - 1min32s343
33. #10 Ricardo Zonta/Jacques Villeneuve - Shell Racing - 1min33s489

O Circuito Schin Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O evento tem a Schin como patrocinador máster e também conta com patrocínio da Pirelli e copatrocínio de Cielo e Mobil Super. Com o apoio da Transzero. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

É proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos nas dependências do autódromo. O evento é destinado a maiores de cinco anos, acompanhados de responsáveis legais (parentes de primeiro grau). Na entrada, será obrigatória a apresentação de documento original (RG, CNH ou certidão de nascimento), independentemente da idade.

Comentários
Assista ao vídeo