Colaboradores - Mauro e Tati

Creme de Manga

3 de Junho de 2015

 

    Por Mauro Oliveira e Tati Basílio

 

 

A manga é uma fruta que tem várias classificações populares, desde uma das frutas mais delicadas, passando por extremamente exótica até chegar ao título de rainha das espécies tropicais. A fama desta suculenta fruta é tamanha que ela é citada até nas escrituras budistas!

Apesar de sua total adaptação e desenvolvimento em terras brasileiras, a manga é uma fruta nativa da Índia. De acordo com estudos, seu cultivo data de mais de 4 mil anos, porém sua chegada a outras regiões só aconteceu no final do século 16 através com os portugueses e suas rotas comerciais marítimas.

Sua expansão teve início por terras africanas (Angola, Moçambique) pra depois atravessar o Atlântico e chegar no Brasil. As primeiras mudas indianas foram trazidas para a Bahia e de lá o cultivo se expandiu, subindo pelo México até chegar a Florida.

A fácil adaptação em diferentes locais possibilitou que a manga desenvolvesse novas variedades, sendo hoje mais de 500. Entre as mais populares no Brasil estão a manga-rosa, a manga-coquinho, pequena e muito doce, manga-coração-de-boi, muito parecida com a manga-bourbon, tem forma de coração.

Rica em vitamina A, esta fruta tem um papel bastante importante na cozinha, não apenas para sobremesas mas também no preparo de molhos, conservas ou como acompanhamento de pratos exóticos.

Esta nossa receita é bem simples, boa para aqueles dias que você quer ser rápido na cozinha, sem perder o charme rs

Creme de Manga com creme de leite

Creme fácil de fazer e delicioso

Ingredientes (2 porções)

02 mangas grandes (A bourbon é melhor, tem menos fiapo)

01 caixinha pequena de creme de leite, sem soro – 200ml

Raspas de limão

Preparo

Descasque as mangas e corte uma em cubinhos, reserve,  a outra pique e coloque-a em um liquidificador, adicione o creme de leite e bata até obter um creme homogeneo.

Guarde um pedacinho da casca para decorar

Distribua a manga picada em potinhos e cubra com o creme, leve ao freezer/congelador por 10 minutos e sirva. Cuidado para não congelar é apenas para ficar firme.

 Leia mais em: http://entrepanelasetacas.com.br/ 

Comentários
Assista ao vídeo