Colunistas - Rodolfo Bonventti

Uma narrativa inovadora que fazia de todos os personagens uns fantoches

27 de Junho de 2012


Em julho de 1967, no horário das 19h30, a TV Excelsior marcava mais um grande gol na teledramaturgia brasileira, ao estrear a novela "Os Fantoches", um original de Ivani Ribeiro (1922-1995) em que a autora investia, pela primeira vez, no suspense como o principal elemento para o desenvolvimento de uma novela.

Baseada levemente em "O Caso dos Dez Negrinhos", o famoso livro da autora inglesa Agatha Christie, o enredo de "Os Fantoches" reunia vários personagens em um hotel de luxo e toda a ação se passava dentro desse hotel.

Um milionário, vivido pelo ator Átila Iório (1921-2002), descobre que está prestes a morrer e reúne um grupo de parentes e de amigos em seu hotel de luxo para descobrir quem realmente foi seu amigo no passado e quem o prejudicou. Vingança, suspense e grandes revelações invadiam diariamente a telinha na trama muito bem criada pela autora, onde todos os personagens se transformavam em fantoches na mão do milionário vingativo.

A novela deixava de lado as histórias de amor e os heróis e heroínas românticos para investir no suspense e no policial. Muito bem dirigida por Wálter Avancini (1935-2001), que teve a partir do meio da novela também a colaboração do ator e diretor Carlos Zara (1930-2002), "Os Fantoches" foi um sucesso de público e de crítica que serviu para ratificar o grande momento da teledramaturgia que a emissora viveu nos anos 1960.



O elenco era um destaque à parte, pois além de Átila Iório como o milionário Aníbal, reunia grandes nomes da TV: Dina Sfat (1938-1989) em sua primeira e última novela na Excelsior; Regina Duarte se consagrando como uma grande atriz dramática; o casal Paulo Goulart e Nicette Bruno em um grande momento; e ainda Flora Geny, Mauro Mendonça, Stenio Garcia, Márcia de Windsor, Yara Lins, Ivan de Albuquerque, Rogério Márcico, Elizabeth Gásper, Edgard Franco, Lídia Costa, Renato Máster, Vera Nunes, Silvio Rocha, Ayres Pinto, Tereza Campos, Estela Gomes e Renato Júnior.

Mais um grande momento da emissora que consagrava o talento de Ivani Ribeiro como autora e de Wálter Avancini como diretor. Essa mesma dupla ainda traria muitos sucessos para a teledramaturgia nacional, tanto na TV Excelsior como em outras emissoras.

E na próxima semana: uma noite de gala na TV Rio.
Comentários
Assista ao vídeo