Cultura - Educação

Ciúmes entre irmãos: sofrimento para toda a família

21 de Agosto de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na novela global, Amor à Vida, o vilão Félix – interpretado por Mateus Solano, elegeu, como rival, sua irmã Paloma – personagem de Paola Oliveira. Ainda que a origem do conflito dele em relação a ela seja de total entendimento apenas do autor que os criou, é evidente, para o telespectador, que Félix sente ciúmes em excesso da irmã. Segundo ele mesmo disse, em algumas cenas, o pai gosta mais da irmã, aceitou suas fragilidades e excessos mais facilmente e nela vê sua sucessora nos negócios.

Segundo a Educadora em Florais de Bach, Maria Aparecida das Neves, o ciúme combina um sentimento exagerado de posse, inveja e até ressentimento com relação ao outro – normalmente encarado como um rival. “Entre irmãos este quadro é complicado porque traz sofrimento a toda a família. E, em muitos casos, acontece sem que os envolvidos percebam que estão disputando um espaço ou a atenção dos pais”.

Quem sofre com ciúmes dos irmãos, normalmente, sente-se também inseguro e sem autoestima. Isso vale tanto para a criança que assiste ao nascimento de um irmão mais novo como para adolescentes e até adultos. “A ajuda é indispensável para que estes sentimentos não se exacerbem a ponto de comprometer a relação entre os irmãos”, adverte Aparecida.

Para os pais, a Educadora dá conselhos importantes para evitar o surgimento do problema: “Evitem comparar seus filhos e não demonstre suas preferências; aja de forma que um admire o outro, reconhecendo seus pontos fortes; se brigarem tente ajudá-los a entender o conflito e promova a reconciliação mostrando que este é o melhor caminho; se notar agressividade na relação busque ajuda”.

Os Florais de Bach – Criados para transformar os sentimentos negativos que causam sofrimento, as ´gotinhas´ de Bach são um caminho interessante para quem sofre com o ciúme. A seguir, Aparecida ilustra algumas situações comuns que encontrou em atendimentos:

Agressividade – O ciumento que age com agressividade deve tomar o Holly – que também ameniza a raiva e os sentimentos de vingança. Com ele, a pessoa encontra a tolerância, a paz interior, a generosidade e o perdão. Passa a confiar mais em si mesmo e no outro, objeto de seus ciúmes.

Apego em excesso – É comum sofrer com ciúmes aqueles que se apegam, em excesso, ao outro. É comum em casais, pais e seus filhos, amigos e também irmãos. O floral Chicory vai permitir que estas pessoas se doem e se dediquem a quem amam sem cobranças. Entende, ainda, que o amor verdadeiro sempre volta, independentemente de cobranças e chantagens emocionais. Assim, a pessoa se liberta do ciúme e passa a viver sua vida de forma mais plena.

Descontrole emocional – Se o ciúme deixa o irmão descontrolado, desesperado e angustiado, Sweet Chestnut é uma boa pedida. Com ele, quem se sente perdido, desprotegido, desamparado e isolado passa a sentir-se mais confiante, com paz interior.

Baixa autoestima – O ciumento, normalmente, não demonstra amor próprio. Vive ligado no outro, sem se perceber e notar quantas coisas boas também possui e tem a oferecer. Ao tomar o floral Larch, a pessoa sente-se mais forte e confiante, passando a se dar mais chances e a viver de forma mais plena e feliz.

Os Florais de Bach podem ser comprados pelo telefone (11) 3081-5217, pelo e-mail ricardo@grupoessence.com.br ou pelo site:www.grupoessence.com.br

Os Florais de Bach


O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.

Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.

Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.

A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.

O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contraindicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.

Sobre Maria Aparecida das Neves


Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora em Florais de Bach há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes. É proprietária do Disq Floral, empresa que comercializa e distribui produtos relacionados a Florais de Bach e Aromaterapia.

Comentários
Assista ao vídeo