Notícias - Autoridades

Nomeado o novo Cônsul Honorário da Alemanha em Ribeirão Preto

19 de Setembro de 2018

Ribeirão Preto e região passam a contar nessa semana com um novo Cônsul Honorário na cidade. O administrador de empresas e publicitário Daniel Malusá Gonçalves assume o cargo com a missão de continuar estreitando o relacionamento da região com a Alemanha, a 4ª maior economia do planeta. A posição estava vaga desde novembro do ano passado e agora volta a prestar serviços consulares, como requerimento de passaportes, autenticação de assinatura e fotocópias, emissão de certificados, requerimentos de constatação da nacionalidade alemã e de atendimento a interesses de cidadãos alemães residentes ou em viagem na região, ou para brasileiros interessados naquele país.

“Aceitei com muita honra e responsabilidade o convite e trabalharei para incentivar um intercâmbio econômico, cultural e educacional cada vez maior entre nossa região, o que inclui as cidades de Franca, Araraquara, Sertãozinho e São Carlos, e a Alemanha”, afirma Daniel Gonçalves. Ele já morou naquele país como estudante na cidade de Tübingen e retornou em viagem algumas vezes. Diretor da agência 6P desde 1998, uma das principais e mais premiadas do interior de São Paulo, integrante da diretoria da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) e dirigente e fundador da ONG “Bee or not to be”, de proteção ambiental, o novo cônsul honorário também possui experiência na participação e organização de eventos nacionais e internacionais.

Ele cuidará de um relacionamento que já existe desde o final do século XIX, quando personagens empreendedores de origem alemã, como Francisco Schmidt e Antonio Diederichsen, ajudaram a escrever a história de Ribeirão Preto. Influência que hoje se manifesta em áreas como a Educação, através de parcerias com a USP e a UFSCar; na indústria e intercâmbio tecnológico, com empresas como a Volkswagen e Faber-Castell, em São Carlos, Alliage (odontológico) e Gráfica São Francisco, em Ribeirão Preto, e Zanini-Renk, em Cravinhos; no fomento do agronegócio na Agrishow; na cultura e na tradição de produzir cerveja, entre outros segmentos.

Daniel Malusá Gonçalves, novo Cônsul Honorário da Alemanha em Ribeirão Preto
 

Daniel Gonçalves estará diretamente ligado ao Consulado Geral da Alemanha em São Paulo. Axel Zeidler, o Cônsul Geral, um físico com extensa carreira na diplomacia, visita Ribeirão Preto nessa semana para a posse do novo representante local, lembrando que a cidade é a única do interior paulista a contar com uma representação oficial do governo alemão – são mais 14 consulados honorários espalhados pelo Brasil, além da Embaixada em Brasília e quatro Consulados Gerais.

A República Federal da Alemanha (Bundesrepublik Deutschland) possui 82,8 milhões de habitantes, sendo o país mais populoso da União Europeia e lar da terceira maior população de migrantes na Europa. Formada por 16 Estados, sendo Berlim a capital, a Alemanha é o 3º  maior exportador e importador do planeta, ocupando também a posição de 2o maior orçamento de Ajuda Humanitária dentro do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR.

O intercâmbio entre Brasil e Alemanha aparece em números: são 1.600 empresas alemãs em território nacional (8-10% do PIB industrial), metade delas no Estado de São Paulo, empregando 250 mil funcionários diretos. A Alemanha é o 4o parceiro comercial do Brasil no mundo, para quem exportamos em 2016 US$ 6,04 bilhões, principalmente em café, soja, minério de cobre, minério de ferro, partes de maquinários, químicos e carnes; e de quem importamos no mesmo ano US$ 9,13 bilhões, principalmente medicamentos, partes de veículos, maquinários, instrumentos, químicos e fertilizantes.

A nacionalidade alemã é a 5ª  com maior fluxo imigratório para o Brasil. Estima-se em 5 a 7 milhões o número de descendentes alemães no Brasil. O endereço do Consulado Honorário da Alemanha em Ribeirão Preto, que passa a funcionar oficialmente a partir da segunda quinzena de outubro por agendamento, é R. Prof. Mario Roxo, 260 / Bairro Alto da Boa Vista, CEP 14025-460, fone (16) 3931-1266.

Comentários
Assista ao vídeo