Colaboradores - Ruvin Singal

Carmen, a Grande Pequena Notável

8 de Outubro de 2018

O Cartão de Visita esteve presente na peça Carmen, a Grande Pequena Notável, no Centro Cultural Banco do Brasil. Elenco afinado, com direção precisa de Kleber Montanheiro, retrata a vida dessa portuguesa mais brasileira que foi Carmen Miranda.

Formado por Amanda Acosta, Daniela Cury, Luciana Ramanzini, Maria Bia, Samuel de Assis e Fabiano Augusto, com destaque para os excelentes Amanda Acosta e Fabiano Augusto, Carmen, a grande pequena notável é para encher os olhos.

Há exatos 90 anos Carmen Miranda (1909-1955) cantava pela primeira vez na rádio carioca Roquete Pinto. Portuguesa radicada no Brasil, a cantora estava prestes a se tornar um dos maiores símbolos da cultura brasileira para todo o mundo. Em comemoração a essa data, Carmen, a Grande Pequena Notável, com direção de Kleber Montanheiro, estreia no dia 15 de setembro no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). O espetáculo fica em cartaz até 26 de janeiro de 2019, com apresentações aos sábados, às 11h.

O musical é inspirado no livro homônimo de Heloísa Seixas e Julia Romeu, que venceu o Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não Ficção em 2015. Quem dá vida à diva é a atriz Amanda Acosta, que divide o palco com Daniela Cury, Luciana Ramanzini, Maria Bia, Samuel de Assis e Fabiano Augusto. Os músicos Maurício Maas, Betinho Sodré, Monique Salustiano e Marco França também estão em cena.

Para contar essa história, o espetáculo adota a estrutura, a estética e as convenções do Teatro de Revista Brasileiro, no qual Carmen Miranda também se destacou. “Utilizamos a divisão em quadros, o reconhecimento imediato de tipos brasileiros e a musicalidade presente, colaborando diretamente com o texto falado, não como um apêndice musical, mas sim como dramaturgia cantada”, explica o diretor Kleber Montanheiro.

Esse tradicional gênero popular faz parte da identidade cultural brasileira, mas recentemente está em processo de desaparecimento da cena teatral por falta de conhecimento, preconceito artístico e valorização de formas americanizadas e/ou industrializadas de musicais.

A encenação tem a proposta de preservar a memória sobre a pequena notável, como a cantora era conhecida, e a época em que ela fez sucesso tanto no Brasil como nos Estados Unidos, entre os anos de 1930 e 1950. Por isso, os figurinos da protagonista são inspirados nos desenhos originais das roupas usadas por Carmen Miranda; já as vestes dos demais personagens são baseadas na moda dessas décadas.

“As interpretações dos atores obedecerão a prosódia de uma época, influenciada diretamente pelo modo de falar ‘aportuguesado’, o maneirismo de cantar proveniente do rádio, onde as emissões vocais traduzem um período e uma identidade específica”, revela Montanheiro.

A cenografia reproduz os principais ambientes propostos pelo livro. Esses espaços físicos são o porto do Rio de Janeiro, onde Carmen desembarca criança com seus pais; sua casa e as ruas da Cidade Maravilhosa; a loja de chapéus, onde Carmen trabalhou; o estúdio de rádio; os estúdios de Hollywood e as telas de cinema; e o céu, onde ela foi cantar em 5 de agosto de 1955. Cada cenário traz ao fundo uma palavra composta com as letras do nome da cantora em formatos grandes. Por exemplo, a palavra MAR aparece no porto, e MÃE, na casa dos pais da cantora.

"Obrigatório...maravilhoso!! Imperdível... recomendo", Ruvin Singal.
 

SINOPSE

Espetáculo musical que conta a história da cantora Carmen Miranda, de sua chegada ao Brasil ainda criança, passando pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, pelo cinema brasileiro e o Cassino da Urca, ao estrelato nos filmes de Hollywood. Inspirado no livro homônimo infanto-juvenil de Heloísa Seixas e Julia Romeu, o espetáculo conta e canta para toda a família os 46 anos de vida dessa pequena notável que levou a música e a cultura brasileira para os quatro cantos do mundo.

FICHA TÉCNICA

Autoras do livro e adaptação teatral: Julia Romeu e Heloísa Seixas

Direção, cenários e figurinos: Kleber Montanheiro

Desenho de luz: Marisa Bentivegna

Direção Musical: Ricardo Severo

Visagismo: Anderson Bueno

Elenco: Amanda Acosta (Carmen Miranda), Daniela Cury, Luciana Ramanzini, Maria Bia, Samuel de Assis e Fabiano Augusto

Músicos: Maurício Maas, Betinho Sodré, Monique Salustiano e Marco França.

Direção de produção: Maurício Inafre

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO

Carmen – A Grande Pequena Notável, com direção de Kleber Montanheiro

Centro Cultural Banco do Brasil SP* -  Rua Álvares Penteado, 112, Centro

Temporada: 15 de setembro a 26 de janeiro de 2019, aos sábados, às 11h

Apresentações extras nos dias 12/10, 2/11, 15/11 e 25/1

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) 

Classificação: livre. Recomendado para crianças a partir de 5 anos

Duração: 70 minutos

Capacidade: 133 lugares Informações: (11) 3113-3651

Comentários
Assista ao vídeo