Cultura - Educação

Cidades Rebeldes - Passe Livre e as Manifestações que Tomaram as Ruas do Brasil

3 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tudo começou com a redução da tarifa de ônibus em São Paulo. E ganhou as mais diversas bandeiras e ruas de centenas de cidades pelo Brasil a partir da repressão policial e da visibilidade da Copa das Confederações.

As revoltas de junho, que ainda ecoam pelas cidades, ganham uma tentativa de explicação à esquerda. Cidades Rebeldes - Passe Livre e as Manifestações que Tomaram as Ruas do Brasil é um lançamento da Boitempo Editorial que tenta entender os movimentos populares que exigiram acesso a direitos e cidadania em um grito raro nas últimas duas décadas no Brasil.

Em 15 ensaios curtos, Cidades Rebeldes questiona o papel de parte da mídia entre criminalizar e apoiar o movimento à medida em que este crescia; analisa as Tropas de Choque ao vivo dando à classe média um pouco do que praticam invisivelmente nas favelas; e o esforço conservador em jogar a plateia contra todos os partidos.

Jornalistas e professores como Venício Lima, Leonardo Sakamoto e Carlos Vainer jogam luz sobre os atos de um certo Brasil que acordou. Ou "acordou foi uma parte. A outra nunca dormiu - afinal, nem tinha cama para tanto" (p.99). Também está lá um artigo do Movimento Passe Livre de São Paulo para dizer como tudo começou e reforçando a "retomada do espaço urbano".

Os autores brasileiros têm a companhia de pensadores como Slavoj Zizek e Mike Davis, que inserem os protestos nos contextos da Primavera Árabe e do Ocupy Wall Street.

Mais do que tentar capturar algum legado dos protestos antes da hora, o livro se esforça em tentar entender o que ainda acontece nas ruas. Para isso, usa um distanciamento nem sempre possível na cobertura jornalística diária.

Por Enzo Menezes, do R7 de Minas Gerais.

Compre no R7 Livros!

Comentários
Assista ao vídeo