Cultura - Educação

Editora Saraiva lança o livro Relações Internacionais da América Latina

5 de Setembro de 2013

A lógica das políticas exteriores das nações latino-americanas é o tema central do segundo volume da Coleção Relações Internacionais, Relações Internacionais da América Latina – de 1930 aos nossos dias, publicado pela Editora Saraiva.

O apelo do paradigma desenvolvimentista durante a maior parte do século XX declina nos anos 1980, diante de entraves acumulados no percurso dos anos. Os governos da América Latina substituem-no pela alternativa neoliberal. Por volta de 2000, contudo, o malogro do modelo neoliberal de desenvolvimento interno e de inserção internacional encaminha o século XXI para um panorama sem paradigma comum entre os países latino-americanos. A dispersão política e econômica aflora.

Amado Luiz Cervo identifica as estratégias de desenvolvimento e os modelos de inserção internacional das nações e avalia seus resultados durante esses três períodos. As bases da análise – racionalidade ou rupturas de políticas públicas, ritmos descompassados de desenvolvimento e convergência, diferenças de condutas externas, êxitos e limites de integração, assim como um legado maior, o entendimento político regional – conferem a esse trabalho a profundidade e a abrangência de uma obra de referência sobre o assunto.

Fazem parte da Coleção Relações Internacionais os livros Cultura e Poder, de Estevão C. de Rezende Martins, e História das Relações Internacionais Contemporâneas – Da sociedade internacional do Século XIX à Era da Globalização, organizado por José Flávio Sombra Saraiva.

Sobre o autor:
Amado Luiz Cervo é professor titular de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Emérito. Pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Publicou dezoito livros e já escreveu 37 capítulos para outros livros que não de sua autoria, além de 39 artigos para periódicos especializados.

Comentários
Assista ao vídeo