Colaboradores - Talita Alves

“Dominó” reúne diferentes eventos em museus e galerias

23 de Agosto de 2019

Atividades especiais foram desenvolvidas para o circuito de artes na Glória, Flamengo e  Catete

A terceira edição do “Dominó”, circuito que reúne galerias e museus da região da Glória, Flamengo e Catete, acontece no próximo dia 24 de agosto de 2019, sábado. Como na brincadeira em que uma fila de peças de dominó é formada à medida que uma vai derrubando a outra, a ideia é percorrer diferentes espaços dedicados às artes visuais em sequência, experimentando diferentes vivências
artísticas.

legenda
créditos Divulgacao

A Galeria Aymoré, na Glória, que está exibindo obras dos finalistas do Prêmio Pipa, preparou para o dia atividades educativas, o “Criando na Galeria”. Serão 4 atividades, voltadas para cada um dos 4 artistas, que acontecerão das 14 às 18h, começando pelos trabalhos de Guerreiro do Divino Amor e Jaime Laureano e terminando com Berna Reale e Cabelo. Serão realizadas colagens, oficinas e contação de história, livres para todas as idades, explorando a criação de significados individuais e coletivos a partir das obras de arte.

Também na Glória, a Galeria Oriente vai promover uma visita guiada, às 14h, à exposição “Amavisse”, do fotógrafo Rodrigo Pinheiro, vencedor do prêmio de Melhor Portfolio Fotorio 2018. Na mostra, objetos e corpos realizam simbolicamente um ritual de passagem entre o estado de amor e o estado de esquecimento. A curadoria é do fotógrafo e artista visual Leonardo Ramadinha e a exposição é em uma parceria com o artista Mattheus Mota.

Indo⁴e  para o Catete, o Museu da República terá três atrações em cartaz: IV feira de impressos “A Casa no Museu”, uma feira democrática e inclusiva de jovens artistas e editoras que trabalham com impressos em suas diferentes formas, com ênfase na fotografia, impressões e fotolivros; Concurso Fotográfico “A Casa”, uma projeção fotográfica realizada pela Casa no Museu da República com os 20 trabalhos selecionados com o tema “Silêncio”; e  a exposição fotográfica “Retratos Sonoros”, com curadoria de Greice Rosa & Marco Antonio Portela, uma mostra fotográfica dentro do coreto dos jardins do Museu com 8 artistas retratando personagens da música brasileira em suas múltiplas possibilidades.

Na Galeria do Lago, também no Museu, acontecerá às 15h uma conversa com o artista Pedro Meyer, a curadora Isabel Portella e a historiadora Beatriz Kushnir sobre a exposição “Cidade Perdida”.

No Aterro do Flamengo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro terá entrada gratuita, das 11 às 18h, e o público poderá ver seis exposições nos três andares do prédio: No foyer o público poderá ver a exposição em homenagem a Reynaldo Roels Jr. (1951-2009), com curadoria de Fernando Cocchiarale, que reúne obras de 15 artistas que Reynaldo admirava e com os quais mantinha contato . No segundo andar, estão a instalação inédita “... às contas”, criada especificamente para o espaço do Museu pela artista Sonia Andrade, com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes, e as exposições “Alegria – A Natureza-Morta nas Coleções MAM Rio”, “Constelações – O retrato nas coleções MAM” e “Horizontes – A paisagem nas coleções MAM”, com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes e obras do vasto acervo de mais de 16 mil obras do Museu, que compõem uma trilogia de mostras sobre os gêneros da pintura clássica: Retrato, Paisagem e Natureza-Morta. No terceiro andar, em “Alucinações à beira mar”, um panorama da produção artística das últimas décadas a partir de uma seleção de obras das três coleções do MAM Rio: Gilberto Chateaubriand, Joaquim Paiva e a do próprio Museu.

Já o Oi Futuro, no Flamengo, apresenta três exposições: a coletiva “ArtSonica Residência Artística”, que revela o processo criativo de nove projetos que unem arte contemporânea e inovação; a exposição “SOMOS SOMAS”, do poeta e jornalista Paulo Sabino, dentro do Programa Poesia Visual e Digital; e a instalação do artista Daniel Feingold, nas janelas frontais do centro cultural. 

Dominó

24 de agosto, sábado

Comentários
Assista ao vídeo