Cultura - Teatro

Depois de passar pelo Rio de Janeiro e Portugal, CAOS chega à capital paulista no Espaço Parlapatões

21 de Novembro de 2019

Impasses e surpresas que todos estão sujeitos a vivenciar no dia a dia da cidade do Rio de Janeiro estão reunidos no espetáculo Caos, de Rita Fischer, que é apresentado no dia 15 de novembro durante as Satyrianas e estreia na sexta-feira seguinte, dia 22, no Espaço Parlapatões. A peça estreou em 2018 no Teatro Serrador, no Rio de Janeiro, teve uma turnê de três meses em Portugal (em Lisboa e Porto) e agora vai para a sua sexta temporada, que marca a sua estreia em São Paulo. 

Com direção de Thiago Bomilcar Braga, a montagem é uma reunião de contos que a atriz e idealizadora do projeto escreveu ao longo dos últimos anos. Interferências, desconfortos, possíveis perdas, maus tratos, indiferenças, acidentes e desvios da cidade caos foram todos vividos e experenciados por ela.

A peça convida o espectador a fazer parte do universo autobiográfico de Rita e suas observações sobre os choques urbanos e seus desdobramentos éticos. Em cena, a atriz e idealizadora do projeto divide o palco com a atriz Maria Carol, que empresta sua visão de mundo para movimentar o tráfego e acentuar ainda mais o caos da autora. Ao todo são quinze contos encenados, abordando desde as mazelas sociais ao vício de postar fotos nas redes sociais, passando por sentimentos pessoais de Fischer.

“Achamos de suma importância realizar este espetáculo porque não sou somente eu que vivencio o caos no dia a dia. Estamos literalmente largados numa cidade que já foi maravilhosa e agora é habitada e governada pelo descaso e negligência em quase todas as esferas. E tomando como ponto de partida que o teatro pode ser um grande ‘agente transformador’ para pensarmos e criarmos um mundo melhor, nada mais atual e pertinente do que falar sobre o Rio de Janeiro de uma forma bem-humorada, reflexiva, crítica e atual”, propõe a dramaturga.

Esses contos, que foram sendo publicados ao longo dos últimos anos no Facebook, carregam um grito de dor e amor para tentar tornar um mundo, ou melhor, um Rio de Janeiro melhor. E sendo todos nós criadores do mesmo; porque não? “Caos” fala sobre o humano e sobre essa realidade que vivenciamos, ora como sujeito, ora como objeto desses possíveis e prováveis encontros.

créditos: Guga Melgar

SOBRE RITA FISCHER 

É atriz e dramaturga formada em psicologia e em teatro pela CAL. 

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES E PREMIAÇÕES: Prêmio Shell – Ocupação da Companhia Alfândega 88 no Teatro Serrador | Prêmio de Melhor Autora e Júri Popular no Festival internacional de Humor Oi Futuro | Semifinalista do prêmio Multishow de Humor | Teatro Dos Grandes Atores – Ministra curso de teatro para crianças, adultos e adolescentes desde o ano de 2006 até os dias de hoje. 

PRINCIPAIS PEÇAS: Online – De Paulo Gustavo e Fil Brás, Direção João Fonseca - Circuito Brasil e Teatro Procópio Ferreira - Maio Junho e Julho de 2017| Imagina Esse Palco que Se Mexe – Direção de Moacir Chaves. Sesc de Copacabana. Outubro de 2016 | Pequenos Poderes – Texto Diego Molina. Casa da Gavea Outubro de 2015 | Cabaret Foguete – Texto e Direção Ivan Sugarrara. Sede das Cias e Teatro Municipal Café Pequeno. 2014 e 2015 | Sarau Das Putas - Direção de Ivan Sugarrara. Teatro Poeira. Março e Abril de 2013 | Negra Felicidade - Direção de Moacir Chaves com a Cia Alfândega 88. Teatro Serrador ao longo do ano de 2012. Festival de Recife e Teatro da Caixa em São Paulo 2014 | Labirinto – De Corpo Santo. Direção Moacir Chaves. Com a Companhia Alfandega 88. Festival Do Recife e de Porto Alegre. Temporada no Teatro Leblon e no Serrador | Neura! – De Rita Fischer. Direção Andy Gercker. Teatro Miguel Falabella, Maria Clara Machado, Sesc São João De Meriti, da Tijuca e de Campos Dos Goytacazes | Online - de Paulo Gustavo, Temporada 2017 - Brasil | Caos - Temporadas 2018 - Teatro Serrador/Sergio Porto/Fuska Bar

SOBRE THIAGO BOMILCAR BRAGA 

Em 1996, começou sua carreira como ator, função que empenhou em cerca de 30 espetáculos. Estudou com diretores como Camila Amado, Daniel Herz, Ana Kfouri, Georgette Fadel, Sérgio Módena, Sérgio de Carvalho e Diogo Liberano. Assinou a direção de espetáculos como a comédia “C.L.A.M. – Curso Livre para Aprendiz de Marginal” (2009-2011), além de ter escrito, em parceria com Eudes Veloso; o infantil “Mundo clown” (2010); “Só Êla” (2012), para o Festival de Curitiba; “Na real” (2013-2014), que também assinou o texto; e “Apenas cinco minutos” (2014-2015). Recentemente foi coach de atores na série “Ringue”, que será exibida no Canal Brasil. Braga também faz parte do quadro de diretores do curso de interpretação do Teatro dos Grandes Atores desde 2010, onde adaptou e dirigiu espetáculos como “Relatos selvagens”, “Corra, Lola, corra” e “Sweeney Todd”.

SINOPSE

CAOS é uma reunião de contos que a atriz e idealizadora Rita Fischer escreveu ao longo dos últimos anos sobre a cidade do Rio de Janeiro e os impasses e surpresas que todos estamos sujeitos a vivenciar no dia a dia. Interferências, desconfortos, possíveis perdas, maus tratos, indiferenças, acidentes e desvios da cidade caos. Foram todos vividos e experenciados por ela. O espectador é convidado a fazer parte do universo autobiográfico de Rita e suas observações sobre os choques urbanos e seus desdobramentos éticos.

FICHA TÉCNICA

Texto: Rita Fischer

Direção: Thiago Bomilcar Braga

Elenco: Maria Carol e Rita Fischer

Direção de movimento: Luísa Pitta

Iluminação: Paulo César Medeiros

Figurino: Gábi Castro

Trilha sonora: Rádio Lixo

Fotos de divulgação: Sergio Porto

Produção: Rita Fischer

Identidade Visual: David Lima

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO

CAOS, de Rita Fischer

Espaço Parlapatões – Praça Roosevelt, 158, Consolação      

Apresentação nas Satyranas: dia 15 de novembro, às 21h

Temporada: de 22 de novembro a 13 de dezembro 

Às sextas-feiras, às 21h

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 60 minutos 

Comentários
Assista ao vídeo