Cultura - Educação

Psicologia x Vestibular

21 de Novembro de 2019

A maratona de vestibulares no fim do ano desafia alunos sobre os mais diversos conhecimentos adquiridos durante a trajetória escolar. As provas das principais universidade do país variam em formatos, didática e níveis de exigência. Por isso, estar preparado emocionalmente é essencial para obter bons resultados e ter opções interessantes para ingressar no ensino superior.

Uma das alternativas mais tradicionais neste preparativo são os chamados aulão de véspera, quando professores revisam os principais conteúdos para “refrescar” a memória dos estudantes. As metodologias adotadas nestas aulas vão além do conhecimento, conforme explica Gil Vicente Moraes, diretor da unidade Mueller da Escola SEB Dom Bosco.

 “É uma aula muito mais focada no aspecto emocional do que efetivamente no aprendizado. A ideia é diminuir a tensão que antecede a prova e estimular a confiança do aluno em cima dos conteúdos trabalhados ao longo do ano”.

Neste ano, por exemplo, o aulão da Escola SEB Dom Bosco na véspera do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve interpretações de personagens, show musical dos professores e diversas atividades lúdicas de interação com os alunos.

“São didáticas que vamos trabalhando ano após anos para otimizar os resultados. Trabalhar as disciplinas de forma leve e descontraída é uma estratégia para minimizar qualquer aspecto emocional que possa afetar o desempenho do aluno na prova”, complementa Moraes.

Habilidades socioemocionais e cognitivas

Além dos preparativos para o vestibular, o aspecto emocional é trabalhado em todas as fases de ensino na Escola SEB Dom Bosco. Desde 2018, a instituição adotou um projeto educacional fomentado com base em quatro núcleos interdisciplinares que envolvem habilidade socioemocionais e cognitivas aplicadas a partir do ensino infantil.

“Temos como desafio formar indivíduos   protagonistas de seus próprios caminhos, capazes de atuar em benefício do coletivo.  Por isso, estruturamos alguns núcleos que vão além do ensino convencional”, afirma Gil.

O aprendizado envolve o Núcleo Conceitual, em que o foco é a exploração de conteúdo, definição de conceitos e pesquisas de temas propostas. Outra abordagem é feita pelo Núcleo Cultura, Artes e Linguagens, direcionado a exploração das diferentes linguagens como digital, língua portuguesa, língua estrangeira, raciocínio lógico, produções culturais e artísticas. Por sua vez, o Núcleo Sociedade e Mundo trabalha com competências socioemocionais e problematização na dimensão das demandas sociais, contribuindo para a formação integral do aluno. Por fim, o Núcleo Maker tem ênfase na aprendizagem criativa, empreendedorismo e prototipação de soluções.

Sobre o Grupo SEB

O Sistema Educacional Brasileiro S.A. (SEB) é uma das mais sólidas instituições educacionais do país, administrando diversas escolas próprias, parceiras e franquias, sendo mais de 250 unidades espalhadas por todo o Brasil e cerca de 90 mil alunos. Com o slogan “Para quem acredita em educação”, o grupo trabalha na busca constante da excelência, por meio de inovação, de resultados historicamente comprovados, de ações de responsabilidade socioambiental, mas principalmente de uma metodologia comprometida com a vida de cada aluno.

Comentários
Assista ao vídeo