Viver - Saúde

O paciente consegue ver como ficará seu corpo após a cirurgia plástica, diz Dr. Gustavo Aquino

30 de Dezembro de 2019

Os negócios relacionados ao mundo feminino se tornaram uma tendência nos últimos anos, principalmente no setor da estética. Entre as diversas categorias de produtos, como maquiagem, perfume e o mercado de roupas, está o serviço mais procurado no mundo da estética: as cirurgias plásticas.

De acordo com dados recentes divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o aumento de mama e a lipoaspiração estão entre os procedimentos mais realizados no Brasil. No topo das cirurgias realizadas no mundo, a lipoaspiração é uma das preferidas dos pacientes, tendo como febre a cirurgia em alta definição, conhecida como Lipo HD.

O doutor Gustavo Aquino é médico cirurgião plástico, considerado referência nesse tipo de cirurgia no Brasil. Ele esclarece que a Lipo HD possibilita que sejam realizadas lipoaspirações superficiais e profundas, com retalhos bem finos e maior evidência dos relevos do abdômen. Além disso, o Dr. Gustavo Aquino explica a importância que as tecnologias desenvolvidas nos últimos anos tem tido para a realização da Lipo HD.

“Para quem tem indicação da cirurgia, hoje existem tecnologias como o simulador em 3D, que apresenta uma realidade virtual e traz à paciente um resultado muito próximo de como seu corpo ficará após a intervenção. Uma das grandes tendências é a incorporação de tecnologias como a lipo ultrassônica, a lipolaser, o Vibrolipo e o J Plasma. Em todos os congressos, mundo afora, essas tecnologias são incorporadas por vários cirurgiões que complementam seus resultados e dão maior satisfação aos clientes. Cada uma delas atua de maneira diferente e todas tem o seu valor, porém o mais importante sempre será quem está manuseando a cânula, que é o escultor, o cirurgião plástico. As tecnologias sozinhas não fazem nada”, relata o Dr. Gustavo Aquino.

Por ser uma técnica que ainda não é totalmente conhecida no Brasil, a Lipo HD é vista com receio pelos pacientes, sem saber dos impressionantes resultados que ela proporciona. O procedimento é realizado com anestesia peridural ou geral e, normalmente, permite alta no mesmo dia.

“Talvez por desconhecer a técnica, muitas pessoas têm uma imagem errada dos resultados impressionantes que ela pode oferecer. A Colômbia possui as maiores referências no assunto, razão pelo qual realizei meu treinamento sobre. Através de um aparelho de lipoaspiração ultrassônica, que liquefaz a gordura, conseguimos fazer uma lipoaspiração superficial. Se associarmos ao vibrolipo, conseguimos produzir uma superfície de gordura bem fina com sulcos desenhados pelo cirurgião plástico, exaltando a anatomia da musculatura abdominal”, explica o doutor.

O Dr. Gustavo Aquino entende que, infelizmente, o custo da cirurgia pode afastar o cliente dessa possibilidade.

“Normalmente permite alta no mesmo dia e como toda lipoaspiração deve ter um pós operatório muito bem feito. Os custos são em torno de 80% a mais, devido às tecnologias necessárias, além de uma curva de aprendizado específica. Todavia, quando bem indicada traz resultados magníficos. Uma verdadeira febre por aqui e vários países, mundo afora como os Estados Unidos”, esclarece o Dr. Gustavo Aquino.

 

Comentários
Assista ao vídeo