Viver - Esporte

Startup convence pessoas a praticarem exercícios através da gamificação

23 de Janeiro de 2020

Os pontos adquiridos ao cumprir as missões pedidas no app são transformados em créditos para os usuários trocarem por prêmios como eletrônicos, artigos de esporte e passagens aéreas

A startup RadarFit desenvolveu um aplicativo de jogo online que engloba todas as vertentes ligadas a saúde, bem-estar e fitness. O objetivo é transformar a saúde por meio de estratégias de mudança de hábitos realizando missões saudáveis diariamente. No aplicativo, ao realizar os desafios, os usuários conquistam medalhas e acumulam moedas para trocar por prêmios como eletrônicos, artigos de esporte e passagens aéreas.

A empresa é uma das poucas startups do mundo fundada somente por mulheres (as três de Belo Horizonte). As sócias Jade Utsch e Jennifer De Faria eram amigas desde a época de escola e as duas conheceram a Tatiany Ribeiro durante um processo de aceleração de startups. O trio então se uniu com o objetivo de criar uma solução que pudesse melhorar a qualidade de vida das pessoas de maneira divertida e eficiente.

Dados do Ministério da Saúde revelam que mais da metade da população brasileira (precisamente 52%) está acima do peso ou com obesidade. Além disso, 70% das ocorrências de problemas com saúde anuais poderiam ser evitados se as pessoas tivessem hábitos saudáveis diariamente. Foi pensando nesse cenário que a RadarFit projetou o aplicativo para gerar mudança comportamental na vida dos usuários por meio de uma alimentação balanceada, atividade física, hidratação, meditação, leitura, música, socialização, entre outros temas de missões. 

Segundo uma pesquisa realizada pela própria startup, a raiz da dificuldade em ter uma vida saudável vem da falta de recompensa imediata gerando falta de motivação (25% dos entrevistados), falta de disciplina (33% dos entrevistados) e “desculpas” que não tem tempo pra ter uma vida saudável (29% das pessoas). A CEO, Jade Utsch, explica que todo game na plataforma é personalizado de acordo com o perfil físico da pessoa e objetivos de cada usuário. “Idealizamos uma nova forma de se ter um estilo de vida saudável, uma ferramenta para transformação de saúde e corpo através de mudança de hábitos e conquista de prêmios. Uma plataforma 360 focada na saúde física e mental, oferecendo praticidade, motivação, diversão e disciplina", disse.

O jogo é voltado tanto para pessoas físicas quanto jurídicas - pois cada vez mais empresas estão se preocupando com o bem-estar físico e psíquico de seus funcionários. Hoje já se sabe que quem mantém uma vida mais equilibrada e pratica atividade física com regularidade diminui drasticamente as chances de desenvolver também transtornos mentais como depressão, o burnout - esse esgotamento mental que vem aumentando a cada ano no mundo corporativo, alzheimer, demência e até mesmo o câncer (dizem alguns estudos).

Comentários
Assista ao vídeo