Cultura - Educação

O que o Brasil pode aprender com a China?

28 de Janeiro de 2020

Em visita técnica, especialista em inovação e criatividade discute como o modelo educacional está transformando o país

Considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo, a China tornou-se o berço da revolução no conceito educação. Com uma cultura delineada pelo prazer em aprender cada vez mais, os chineses hoje estão entre aqueles com maior índice de start-ups nesse segmento.

São inúmeros os propósitos de negócios inovadores criados diariamente, alguns avaliados em até U$ 10 bilhões.

Esses resultados são possíveis graças à valorização local ao ensino e à educação. Entender o conhecimento como forma de, não apenas conseguir sucesso em projetos, mas como ressignificação do pensar naturalizado nas relações sociais, é um dos elementos que eleva a China à categoria de país líder em projetos de tecnologia e inovação, a despeito do regime comunista que continua em vigor e que tolhe liberdades como o acesso ao Facebook, WhatsApp e Instagram

“Na cultura chinesa, estuda-se não para ser o melhor em algo, de maneira competitiva, mas, para se aproveitar oportunidades. O fator criatividade vira um capital social, já que todo um mindset é programado para buscar soluções inovadoras para os mais diversos problemas”, explica o professor especialista em inovação e criatividade, Marcelo Pimenta.

Ele, que estará na China entre os dias 3 e 13 de fevereiro, numa missão técnica a convite da Polo Palestrantes, afirma que no Brasil há muito o que se aprender com os chineses, a começar pela absorção e valorização das soluções que são criadas.

“É preciso estar atento às mudanças que acontecem de maneira cada vez mais veloz pelo mundo. As soluções inovadoras estão acirrando a concorrência no âmbito dos negócios. Velhas soluções já não satisfazem mais. Os clientes, em um contexto geral, estão cada vez mais exigentes. No Brasil, por exemplo, é preciso estimularmos uma transformação cultural que valorizem o pensar e o novo”, afirma Pimenta.

Marcelo Pimenta explica que esse novo modelo de pensamento beneficia a todos, já que o desenvolvimento de um país implica melhor qualidade de vida para todos.

“O estímulo à criatividade deve ocorrer desde a tenra idade, ainda no processo inicial de alfabetização. Pensar de maneira criativa deve ser uma preocupação explícita do governo de um país que realmente deseja se desenvolver”, analisa.

Para Pimenta, a inovação deve ser a junção dos esforços entre setor público e privado, como ocorre na China. O empreendedorismo focado em criatividade, inovação e tecnologia deve acontecer de forma natural: um objetivo a ser perseguido por todos.

“Demandas estratégicas são geradas por empresas, que por sua vez, certamente vão querer adquirir tais soluções. Com profissionais cada vez mais qualificados e desenvolvedores de soluções, teremos sempre quem faz e quem deseje adquiri-las. O processo ensino-aprendizagem se ressignifica para atender essa demanda, que passa a dar sentido a quem desenvolve”, explica.

Durante sua viagem a China, o professor Marcelo Pimenta oferecerá conteúdo ao vivo através do seu instagram @marceloapimenta. Através de seus stories é possível acompanhar toda a viagem e as discussões.

Nesta semana, data da pré-viagem, Pimenta discute com convidados em live ao vivo no instagram.

A programação é a seguinte:

Segunda-feira, 27

Convidado: In Hsieh

Tema: Como empreender e inovar como um chinês;

Quarta-feira, 29

Convidada: Marina Miranda

Tema: A China inspirando repensar negócios

Quinta-feira, 30

Convidado: José Ricardo dos Santos Luz Jr.

Tema: oportunidades de negócios com a China

As lives acontecem sempre às 20h.

Sobre Marcelo Pimenta

Inquieto e criativo se tornou empreendedor logo depois da faculdade. Foi se colocando à frente de vários negócios bem-sucedidos que descobriu que, para inovar não existe receita e sim um princípio básico: a prática.

Depois de estudar bastante o assunto e de aplicar o que aprendeu, encontrou ferramentas práticas que fazem toda a diferença no dia-a-dia e se tornou um especialista em descomplicar a inovação.

Professor da Pós-graduação da ESPM-SP, consultor credenciado do SEBRAE desde 2010, palestrante de grandes eventos, como o TEDx e cocriador do Protagonistas, Marcelo Pimenta é, antes de tudo, um acreditador.

Um profissional que se dedica a apoiar empreendedores, empresários e alunos para que recuperem sua confiança criativa e possam inovar nos negócios, nos projetos e na vida.

Conteúdos gratuitos - Além das palestras, aulas e cursos, Marcelo Pimenta disponibiliza gratuitamente materiais sobre criatividade e inovação em seus diferentes canais. No youtube  https://www.youtube.com/palestrantemarcelopimenta, é possível ter acesso infinidade de ferramentas em gestão. É possível ter acesso ao conteúdo também em formato podcast, em seu site oficial www.marcelo.pimenta.com.br e o Canal Mentalidades - nas plataformas de áudio Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Comentários
Assista ao vídeo