Cultura - Educação

Livros da série Miniensaios de filosofia lançam reflexões sobre a vida, em formato literário

23 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

A Editora Vozes traz para seus leitores uma coletânea de mensagens para alimentar os pensamentos e a alma. Temas sobre Amor, Existência, Morte, Desejo, Vontade, Racionalidade, Ética, Medo e Esperança recheiam as páginas dos três livros que compõem a serie “Miniensaios de Filosofia”, de autoria de Flávio Tonnetti e Arthur Meucci. Em formato de reflexões e pensamentos construtivos, cada volume apresenta 33 ensaios que foram escritos de forma literária para estimular a criatividade e aproximar leitores que buscam o autoconhecimento. A quarta capa é assinada pelo filósofo Mario Sergio Cortella. 

Com uma linguagem dinâmica e leitura agradável, os livros têm como função aproximar pessoas – de todas as idades e crenças – à filosofia e à literatura. Terceira idade, universitários, profissionais liberais, e tantos outros, podem se beneficiar dos breves ‘conselhos’ que são transmitidos por meio dos “Miniensaios de Filosofia” - pensados para dialogar com um público bastante amplo. O primeiro da série traz pequenos ensaios sobre Amor, Existência e Morte. O segundo é dedicado aos temas Desejo, Vontade e Racionalidade. E o terceiro traz à tona questões ligadas à Ética, Medo e Esperança.

Conexão com analógicos e digitais – Cada livro possuiu uma lógica de navegação que oferece aos leitores a possibilidade de mergulhar nos ensaios através de tipos diferentes de leitura, por ícones gráficos e numéricos. Na forma tradicional, é possível ler do início ao fim, seguindo a ordem das páginas numeradas. Um segundo formato de leitura conecta os temas por meio de ícones –  ♥  ¶ V – que indicam visualmente cada tema tratado. Uma terceira opção oferece ao leitor a possibilidade de ler os textos por meio de números em algarismos romanos, que indicam ao final de cada página outros miniensaios relacionados com os temas, lidos no momento. Essa ideia conecta-se aos públicos acostumados a navegar pela internet, causando a sensação de estar clicando em links da Internet.

“É como se estivesse navegando pelos ícones do computador. Assim, o leitor pode passear pelos Miniensaios escolhendo de forma visual quais ele quer ler primeiro”, comenta Flávio Tonnetti.

Para se conectarem aos públicos que trefegam pelas redes sociais, cada capítulo dos livros foi escrito com, no máximo, 1400 letras – no formato de microtextos. Podemos considerar que este é o primeiro conjunto de livros de Filosofia escrito e editado em processo colaborativo online, que utilizou tecnologia de nuvens.

“Viajamos muito dando aulas e palestras. Como nem sempre estávamos na mesma cidade, passamos a usar ferramentas online de escrita colaborativa, sobretudo o Google Drive, em que podíamos escrever juntos o mesmo texto e ao mesmo tempo interagir e fazer ajustes”, explica Arthur Meucci.

Livros para alunos e professores – A série “Miniensaios de Filosofia” é uma opção didática indicada para ensinar estudantes sobre produção textual, redação, língua portuguesa ou práticas de escrita. Por meio dos microgêneros, professores podem utilizar os ensaios para discussões em torno da Filosofia, Ética, Comunicação e Ciências Humanas.

Sobre os Autores:

Flávio Tonnetti é Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e doutorando em Educação, também pela USP – com tese sobre Educação e Tecnologia. Coordenador e professor de diversos cursos de graduação em instituições de Ensino Médio e Superior, integrou o projeto internacional de cooperação para a reconstrução da Universidade Nacional de Timor–Leste. Hoje é gestor educacional e trabalha na implementação de cursos na modalidade de educação a distância (EAD).

Arthur Meucci é Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), e doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Psicanalista formado pelo Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise (IBCP) é, ainda, professor-conferencista de Ética e Ciência Política na Escola de Comunicação e Artes da USP.

Miniensaios de Filosofia

Autores: Flávio Tonnetti e Arthur Meucci
Editora: Vozes 
Páginas: 80 por edição
Preço: R$ 9,50 (cada edição)

Onde comprar: Livraria CulturaLivraria Martins Fontes ou pelo site da Editora Vozes

Comentários
Assista ao vídeo