Notícias -

Projeto da Transpetro traz melhorias e gera renda para comunidades de São Paulo e Osasco

18 de Fevereiro de 2020

O Projeto Faixa Limpa, desenvolvido pela ONG Instituto GEA, visa integrar o terreno das Faixas de Dutos da Transpetro às comunidades situadas ao longo da Faixa Obati, que vai de Barueri a São Bernardo do Campo, gerando melhorias ambientais e criando oportunidades de renda

Iniciado em dezembro de 2017, o Projeto Faixa Limpa, que vem sendo desenvolvido pelo Instituto GEA junto às 54 comunidades existentes ao longo da Faixa Obati, da Transpetro, visa promover a Educação Ambiental da população, de forma a aumentar a preservação do terreno da Faixa e garantir a segurança de quem mora no seu entorno.

A ideia é permitir o uso monitorado do terreno pelos moradores, com a instalação de hortas comunitárias e áreas de lazer, integrando o espaço às comunidades. Além disso, estão sendo criadas oportunidades de renda em três comunidades – Jardim Aliança – Osasco, SP, Jardim Jaqueline e Jardim das Palmas, a partir do uso do terreno ou nas proximidades da Faixa de Dutos.

No Jardim Aliança, Osasco, foram construídos um campinho de futebol e uma pista de caminhada, para uso da população, e foi implantada uma horta para geração de renda para cerca de 12 moradores. Foi fundada uma associação de bairro – a Jardim Aliança-Associação Cultural – que, além de se responsabilizar pelo cuidado com o espaço, vem se organizando para desenvolver ações culturais e sociais na comunidade.

O campinho e a pista de caminhada vêm sendo muito utilizados pela população local, desde a inauguração, no final de julho de 2019. A horta atualmente ocupa cerca de 1.200m2, mas há planos para sua expansão em pelo menos mais 1.200m2.  São 51 canteiros, em que foram plantados alface (lisa, crespa, mimosa e americana), coentro, salsinha, cebolinha, escarola e mostarda. As primeiras plantas já estão sendo colhidas e vendidas à população do entorno, que passou a ter à sua disposição legumes e verduras saudáveis, cultivadas de maneira natural, sem aditivos nem agrotóxicos.

Ainda, estão sendo realizados cursos de sustentabilidade para os professores da Rede Pública de Ensino de todos os municípios, treinamentos ambientais para Agentes Comunitários de Saúde, mutirões de limpeza, sessões de cinema nas escolas e divulgação do canal 168 da Transpetro para segurança da população, além de eventos educativos.

SOBRE O INSTITUTO GEA:

Desde 1999, o Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente vem atuando para desenvolver a cidadania responsável e a educação ambiental por meio da capacitação técnica de cooperativas de materiais recicláveis, implantação de projetos de educação ambiental e coleta seletiva para empresas e população em geral.

Comentários
Assista ao vídeo