Viver - Esporte

Após doença, professor universitário muda de vida e se prepara para 1ª maratona

19 de Fevereiro de 2020

Aluno da SELFIT Academias conta sua história de superação em comemoração aos Dias do Atleta Profissional e do Esportista

Após enfrentar um tumor de mediastino posterior, o professor universitário Cesar Bisson começou a correr em 2018, motivado por seu irmão e pela necessidade de cuidar do corpo e da saúde.

Hoje, às vésperas de correr sua primeira maratona, em Barcelona, ele conta sua história de superação em comemoração aos Dias do Atleta Profissional (10) e do Esportista (19).

Sua rotina de treinos consiste em intercalar os exercícios na SELFIT Academias e o atletismo, para, em 15 de março, correr sua primeira maratona.

Além de adquirir capacidade física, Cesar encontrou nos exercícios uma forma de controlar a ansiedade.

Confira abaixo a íntegra da entrevista com o aluno da SELFIT:

Quando e por qual motivo você começou a correr e fazer musculação?
Comecei a correr em setembro de 2018, com 32 anos. Meu irmão estava se preparando para correr sua primeira maratona (Berlim) e me convidou para um treino de 5 km regenerativo. Eu nuca havia corrido, nem sequer 500 metros. Ele insistiu muito e acabei aceitando. Uma semana depois repeti a dose e 2 meses depois corri minha primeira prova de 10 km. A motivação veio da necessidade de cuidar do meu corpo e principalmente da minha saúde. No ano de 2016, descobri um tumor de mediastino posterior, fiz a cirurgia de retirada e, desde então, buscava algum esporte para fazer com prazer.

Antes da doença, você não fazia nenhum tipo de exercício?
Não, inclusive fazia de tudo para evitar.

O que a prática esportiva mudou na sua saúde e no seu cotidiano?
O esporte mudou principalmente minha disposição e o controle da ansiedade, além de me ajudar a manter o peso que perdi e não quero recuperar.

Quais seus objetivos com a corrida?
O principal objetivo com a corrida é me manter ativo e saudável. Como objetivo específico da corrida, pretendo correr ao menos 2 maratonas por ano, sendo que a minha primeira vou fazer agora, em 15 de março, em Barcelona. Em longo prazo, pretendo realizar uma ultra maratona e um Iron.

Você se cobra muito para melhorar seu desempenho?
Me cobro bastante, realizo assessoria específica para corrida e isso me ajudou muito a conhecer meus limites e explorar cada vez mais eles.

Como você alinha a academia com a corrida?
Eu intercalo os dias de treino de corrida com os dias de treino na SELFIT Academias. Hoje, hoje faço treinos de corrida (às terças, quintas e domingos) e treinos na academia (às segundas, quartas e sextas).

Qual sua maior conquista desde que começou a praticar exercícios?
Tive duas grandes conquistas, a primeira foi conseguir realizar uma meia maratona (algo impensável para um sedentário convicto dois anos atrás) e, posteriormente, melhorar quase 15 minutos no meu tempo de meia maratona com os treinos específicos.

Como você se vê no futuro? Quais seus objetivos dentro do esporte?
Antes de tudo, me vejo feliz e saudável, me divertindo, correndo longas distâncias e podendo expandir os esportes e locais do mundo que conheci.

Quais os benefícios e ganhos na sua vida após a doença e a mudança de vida?
Após o susto, com a descoberta do tumor, mudei muito minha forma de levar a vida, seja do ponto de vista de cuidados com a saúde como na forma de lidar com o controle psicológico. O treino me ajuda muito a evoluir fisicamente e psicologicamente, aumentando minha resistência e performance.

Sobre a SELFIT


A SELFIT Academias foi fundada em 2012, com a primeira unidade implantada em Salvador, na Bahia. Em 2015, a rede decidiu se associar ao fundo H.I.G Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento.

Em 2019, deu início a um forte processo de expansão para o Sudeste brasileiro, que inclui o sistema de franquias também.

Até o final de 2020, a meta é chegar a mais de 120 unidades em todo o País. O formato da academia tem o objetivo de atender às necessidades dos alunos que desejam encontrar a sua melhor versão, desenvolvendo uma relação de felicidade, leveza e prazer com os exercícios.

Comentários
Assista ao vídeo