Notícias -

Brasileira que mora na Holanda diz como está o surto de coronavírus no país

19 de Março de 2020

A situação da pandemia do coronavírus na Europa está em níveis alarmantes e o país europeu decidiu tomar medidas severas para conter a infecção pelo covid-19. Todas as escolas, cafés, restaurantes e clubes esportivos do país estão fechados, segundo decisão do governo que se tornou efetiva neste domingo (15).

A PNL practitioner e coach nutricional Gabi Lodewijks mora na Holanda e relata como está sendo o dia a dia no país: “as pessoas estão isoladas em quarentena dentro de suas casas, com medo, temendo o coronavírus e seu contágio. As ruas estão desertas e o cenário é bem diferente do que se costuma ver. Nos mercados estão sendo demarcadas as distâncias e os caixas agora contam com uma proteção de vidro que foi instalada para evitar o contato direto dos funcionários com o público. O clima é de medo do desconhecido.

Gabi Lodewijks conta que teve de gravar um vídeo para mostrar aos parentes, que moram em Porto Alegre, na região sul do Brasil, que a situação é bastante séria: “infelizmente alguns parentes ainda não perceberam a gravidade do que é a pandemia do coronavírus. Foi preciso que eu fosse às ruas me expor e gravasse um vídeo para alertá-los, afim que tomem as devidas precauções para prevenir o contágio”.

O número de registros confirmados de coronavírus na até o momento são de 1705, com 43 mortes, segundo o Instituto Nacional Holandês de Saúde Pública.

Como a PNL pode ajudar a controlar o pânico causado pelo coronavírus

A PNL Practitioner aponta 3 passos simples para reprogramar a mente para manter o autocontrole em situações de medo e calamidade pública como a pandemia do coronavírus. Confira:

1. Encontre o seu gatilho

Cada pessoa possui um gatilho, que é aquela palavra chave ou imagem que desperta a ansiedade. Logo, o primeiro passo para superar o problema é identificar o que desencadeia em você a sensação de angústia e medo, seja ela uma imagem, um som ou uma situação. É importante se autoconhecer e saber exatamente o que te desestabiliza. Encontre o seu gatilho e isole-o, mantendo estas coisas longe do teu pensamento.

2. Vigie sua imaginação

Observe qual é a imagem mental que você está criando. Ela é positiva ou negativa? Esteja sempre vigilante aos pensamentos que estão tomando lugar na sua mente. Lembre-se que o terror somente vence se for alimentado.

3. Valorize a introspecção

Aproveitar esse tempo para olhar para dentro de si, momento de reflexão, aproveitar o tempo com a família (com quem mora), investir em si nesse momento pode ser algo bem positivo. Ver o lado bom do coronavírus mesmo que seja difícil mas isso está nos possibilitando parar um pouco e refletir.

4. Foco no positivo

Em resposta a este momento de incertezas e pavor, imagine-se num momento feliz, alcançando o seu objetivo. O exercício de visualização é poderosíssimo, pois libera dopamina no nosso organismo, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Focar no positivo pq tudo que damos atenção cresce. O medo e pânico constante pode desencadear problemas psicológicos no futuro se esses sentimentos permanecerem por muito tempo.

A PNL nos ensina a como usar o cérebro a nosso favor. Você só precisa saber como controlá-lo para promover um autocontrole efetivo e uma mudança de postura e comportamento.

Comentários
Assista ao vídeo