Notícias - Televisão

Elza Soares participa do Metrópolis nesta sexta-feira (31/7)

29 de Julho de 2020

Programa, que vai ao ar às 19h40, na Tv Cultura, abordará as histórias das pessoas contadas por elas mesmas

Com o tema #MinhaHistória, o Metrópolis desta sexta-feira (31/7) conversa no estúdio, via telão, com a cantora Elza Soares. Além de atualizar os projetos para o segundo semestre, Elza conta a história da mulher preta brasileira com sua própria voz e autoridade necessária em nove décadas de existência. O programa tem a apresentação de Adriana Couto e Cunha Jr.

A edição inédita, que tem como fio condutor histórias de pessoas contadas por elas mesmas, traz a publicação dos diários da escritora Maria Carolina de Jesus, que a Companhia das Letras acaba de comprar os direitos e que irá lançar no ano que vem. A escritora Conceição Evaristo, organizadora do projeto, fala sobre a iniciativa que visa transcrever a obra de Carolina sem nenhuma correção de ortografia e expressões, desejo da filha Vera Eunice que também participa do programa.

Com um acervo imenso, com quase 20 mil depoimentos de pessoas conhecidas e desconhecidas, o Museu da Pessoa é abordado nesta edição também. Um verdadeiro baú de histórias, um lugar de conexão, onde cada narrativa é valiosa, como um portal para compreender o que une a humanidade. E um dos projetos do museu é o Jornada Guiada. Pessoas que se inscreverem, vão receber vídeos diários, pequenas pílulas reflexivas com questionamentos como: Qual é a primeira lembrança que vem à sua cabeça?; Comente sobre um objeto importante para você, o que o torna significativo em sua vida? A resposta, em formato de vídeo, deve ser enviada ao museu e fará parte de um banco de registros.

Para fechar, o Metrópolis apresenta o projeto A vida em um dia 2020 - um experimento global para criar o maior longa-metragem do mundo gerado por usuários. Em 25 de julho, pessoas tiveram 24 horas para documentar um trecho da sua vida com uma câmera. As filmagens mais interessantes serão reunidas em um documentário produzido por Ridley Scott e dirigido por Kevin Macdonald.

O Metrópolis vai ao ar na TV Cultura de segunda a sexta-feira, às 19h40, e aos domingos, a partir das 20h, com um compilado das melhores edições da semana.

Comentários
Assista ao vídeo