Cultura - Cinema

Gêmeos do Cinema promovem exibição teste do filme Eucêntrico

28 de Outubro de 2020

Longa foi produzido em dois volumes pelos gêmeos André de Castro e Marcos de Casto. Evento aconteceu no dia 17 de outubro, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, e contou com a participação de 10 convidados, respeitando as normas de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde e Secretaria da Saúde

Os Gêmeos do Cinema, André de Castro e Marcos de Casto, realizaram no dia 17 de outubro (sábado) a ‘exibição teste’ do longa ‘Eucêntrico’ - volumes um e dois. Para a exibição do filme, somente 10 pessoas puderam participar, respeitando as normas de distanciamento e social e seguindo todas as regras do protocolo da Organização Mundial de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. Ao final, os convidados participaram de um debate e relataram suas emoções e opiniões sobre o filme. O encontro aconteceu na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A primeira parte do filme foi contemplada com edital do ProAC 28/2019 de Finalização de Longas e já está 95% concluída. Já a segunda, está entrando na fase de pós-produção. 

O produtor e ator do filme, André de Castro, explica que o filme foi baseado em grandes produções que usam da mesma estratégia sequencial das histórias, como Kill Bill –dirigido por Quentin Tarantino. “Mesmo que o segundo filme ainda não esteja pronto, passamos para que as pessoas compreendessem toda a história. Um completa o outro. O primeiro volume do filme promove muitos questionamentos que são esclarecidos no segundo”.

Marcos de Castro, diretor e editor do filme, conta que a seleção do público foi feita embasada no enredo da obra. Foram convidadas pessoas de Franca, Ribeirão Preto e toda a região, inclusive que não tiveram contato com a produção do filme. “Exibimos o filme para fazer um teste de reação com a história. Queríamos ouvir opiniões. E foi muito bom, pois tivemos uma resposta 100% positiva do público presente”, expressa. 

Mesmo com os convidados usando máscaras – em função do protocolo para combater a disseminação do novo Coronavíus - o que acaba dificultando a visualização das reações, o ator relata ter sido fácil notar o impacto das cenas com a plateia. “As pessoas ficaram com muita raiva, frustradas e perplexas no final do volume 1, mas depois se sentiram vingadas e aliviadas no volume 2. Elas torceram e deram risadas quando tinham os momentos cômicos”, relembra o diretor que ficou surpreso com as reações.

Segundo os Gêmeos do Cinema, a ideia é produzir novas exibições antes da estreia oficial do filme, inclusive com a participação do público que já esteve presente na primeira. “Vamos ver se há a possibilidade de fazer, em janeiro, um teste de ação e reação em uma sala de cinema. Mesmo com o público reduzido”, revela Marcos.

SINOPSE
Eucêntrico - Volume 1 (contemplado no edital do ProAC 28/2019 de Finalização de Longas)

Três primos distantes são chamados para a leitura do testamento do tio. Para receber a herança, precisam morar um ano na casa do tio falecido. Eles se odeiam e sabem que um irá atentar contra a vida do outro. A situação se complica quando são obrigados, em função do testamento, a conviverem com uma ex presidiária, a governanta, e acusada de matar o marido envenenado. Caso não cumpram a cláusula de residência do testamento, a fortuna irá para o filho do milionário: um rapaz cadeirante com paralisia cerebral. Nesse cenário, coisas muitos estranhas começam a acontecer. 

Eucêntrico Volume 2 (em pós-produção) 
Seguindo os acontecimentos do volume 1, os primos sobreviventes tentam viver na mansão para receber a herança. Um dos primos é descendente de uma sociedade secreta e está por trás de tudo de ruim que aconteceu no velório do Tio e durante a estadia deles na casa. Tudo isso para agradar seu mestre e ganhar sua recompensa. A cada maldade, este mestre irá se levantar de sua cadeira de rodas. O mundo cada vez mais violento fará com que ele, em breve, consiga se levantar.

A previsão de exibição dos dois filmes é 2021 nos cinemas.

Comentários
Assista ao vídeo