Cultura - Teatro

CPT_SESC tem ateliê de escrita com Pedro Brício

11 de Novembro de 2020

Programação integra ciclo Uma Dramaturgia, em que dramaturgos de diferentes estilos compartilham suas metodologias de escrita

Pedro Brício - Crédito da imagem: Ana Alexandrino
 

Nos dias 14 e 15 de novembro, acontece mais uma edição do ateliê Uma Dramaturgia, projeto do CPT_SESC em que dramaturgos ministram oficinas de escrita. O convidado é Pedro Brício, autor e diretor de Breu, Cara Palavra, entre outras peças. Dramaturgia de invenção acontece de forma online, por meio da plataforma Teams, e as inscrições acontecem a partir do dia 10 de novembro, terça-feira, às 14h em sescsp.org.br/cptsesc.

Pedro Brício combinará o estudo teórico de formas clássicas e contemporâneas de dramaturgia com exercícios práticos. Autores como Aristóteles, Tim Crouch, Martin Crimp, entre outros, serão referências para a discussão de temas como a relação entre o ator e o espectador na dramaturgia, as diversas possibilidades do personagem.

“Vou trabalhar alguns conceitos fundamentais de dramaturgia, como estrutura, personagem, a relação com o público e espaço. Também pretendo trazer à tona a discussão sobre esse novo lugar que o teatro se encontra agora”, adianta Brício. “A partir de uma base teórica e com alguns exercícios práticos, a ideia é começar a pensar um pouco no futuro, nas possibilidades que estão se mostrando, de transformação”, completa.

Nos dias 28 e 29 de novembro é a vez de Jô Bilac ministrar o ateliê “Dramaturgia em Companhia”. 

O ciclo Uma Dramaturgia traz dramaturgos, pesquisadores dos mais diversos temas, que são convidados a desenvolver um ateliê de criação, baseados em seus próprios conceitos e metodologias de escrita. Já participaram Silvia Gomez, Michelle Ferreira, Francisco Carlos, Dione Carlos e Pedro Kosovski.

Serviço

Ateliê de escrita - Dramaturgia de Invenção

Com Pedro Brício  

Dias 14 e 15 de novembro, sábado e domingo, das 14h às 17h

Inscrições: de 10/11 às 14h a 30 de outubro no site sescsp.org.br/cpt

Ingressos: gratuito

Na plataforma Teams

Vagas limitadas

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.

Pedro Brício estudou na Universidade Federal Fluminense (Cinema) e Mestrado em Teatro (Uni-Rio). Cursou a Desmond Jones School of Mime (Londres), a Scuola Internazionalle dell’atore Comico (Italia), e a École Philippe Gaulier (Londres). Escreveu as peças "As palavras e as coisas", "A Outra Cidade", "Breu", "Me salve, musical!", "Trabalhos de amores quase perdidos", "Cine-Teatro Limite", "A Incrível Confeitaria do Sr.Pellica", entre outras. Recebeu alguns dos principais prêmios do país pelo seu trabalho. Tem textos traduzidos para o inglês, espanhol, alemão. Como diretor encenou textos de Samuel Beckett, Edward Albee, Rafael Spregelburd, Patricia Melo e Hilda Hilst.

Sobre o CPT_SESC

Coordenado por Antunes Filho, o Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Passado um ano da morte do diretor, o CPT propõe expandir suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.

Em tempos de distanciamento social, a programação do CPT_SESC acontece online, ampliando o acesso ao Centro que é referência da área teatral: formou mais de mil profissionais das artes cênicas e criou dezenas de espetáculos.

A programação, disposta em cinco eixos temáticos: Formação de Atores; Criação e Experimentação; Dramaturgia; Cenografia; e Memória, Acervo e Pesquisa, reúne artistas e técnicos com diversas formações, atuantes em diferentes instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT.

Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/cpt e nas redes sociais: 

instagram.com/cptsesc

facebook.com/cptsesc

twitter.com/cptsesc

youtube.com/cptsesc

Comentários
Assista ao vídeo