Notícias - Televisão

Ismael Ivo é o novo assessor artístico da TV Cultura

23 de Novembro de 2020

Coreógrafo terá a missão de desenvolver programas e projetos antenados com movimentos sociais da periferia

A TV Cultura acaba de contratar Ismael Ivo como Assessor Artísitico da emissora. O profissional é reconhecido internacionalmente por sua atuação no universo cultural, em diversas áreas da dança, como coreógrafo, bailarino, diretor e curador.

Com foco nos movimentos sociais das periferias, Ismael irá desenvolver formatos de programas para a TV Cultura, bem como projetos de diversidade para a Fundação Padre Anchieta.

Premiado em vários países, Ismael Ivo, que nasceu na Zona Leste de São Paulo, iniciou sua carreira no Brasil nos anos 70. Conhecido por abraçar múltiplas atividades que têm como fim a arte e a cultura, em 1978, sua carreira internacional foi projetada a partir do encontro com o coreógrafo estadunidense Alvin Ailey, do qual integrou a companhia júnior nos Estados Unidos. Na década seguinte, uma apresentação solo do bailarino resultou numa resenhada no jornal The New York Times.

Ismael morou em Viena, na Áustria, onde fundou o ImPulsTanz, em 1984, junto do produtor e diretor Karl Regensburger. Foi diretor de dança da Bienal de Veneza e o primeiro negro e estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão, em Weimar.

Entre Estados Unidos e Europa, foram mais de 30 anos vivendo e trabalhando fora do Brasil, para onde retornou em 2017. Foi então que assumiu a direção do Balé da Cidade de São Paulo, mais uma vez como o primeiro negro a estar à frente deste cargo.

Como bailarino e coreógrafo, Ismael não tem limites em suas formas de expressão. Enquanto diretor e curador, é mestre em despertar o interesse do público por suas obras, que costumam ser baseadas em memórias e vivências pessoais.

Comentários
Assista ao vídeo