Informes - Kids e Teens

Games, K-pop e Lego estão entre os assuntos preferidos das crianças

6 de Janeiro de 2021

Um olhar mais atento sobre o que o seu filho tem pesquisado nos sites de busca pode ser uma boa forma de estreitar as relações familiares. Além de atualizar os adultos sobre os principais interesses dos jovens no momento, essas informações permitem que os pais aprimorem a comunicação sobre as atividades online das crianças e adolescentes, o que é uma das melhores maneiras de evitar que elas se exponham a ciberameaças.

Inspirados em um recente dito popular de que "o Google sabe mais sobre você do que a sua mãe", especialistas da empresa de cibersegurança Kaspersky decidiram, então, dar uma força aos pais nesta tarefa, e levantaram os assuntos mais buscados por menores de todo o mundo em seis plataformas: Bing, Google, Mail.ru, Yahoo, Yandex e YouTube. Os resultados mostraram que os jogos eletrônicos são, com enorme destaque, o assunto preferido dos pequenos. Quase metade das buscas (44%) foi relacionada à temática gamer, sendo o Roblox (23%), o Among Us (21%) e o Minecraft (20%) os três títulos de jogos mais procurados, seguidos por Gacha Life (16%) e Fortnite (11%).

Entre os consoles, o Nintendo Switch liderou as buscas das crianças (42%), com o PlayStation em segundo lugar (36%) e o Xbox em terceiro (22%). Os jogos mais procurados para o game da Nintendo foram Mario, Animal Crossing e The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

O segundo assunto de maior interesse foi a música. Neste quesito, a febre K-pop, que saiu da Coreia do Sul para contagiar jovens de todo o planeta, mostrou que é também um fenômeno de buscas. Quase metade das pesquisas sobre o tema remetem ao gênero (48%), sendo que duas bandas - BTS (58%) e Blackpink (42%) - dominam as buscas.

Já os brinquedos tradicionais ficaram apenas na quarta posição, com 6% do total de buscas (atrás da temática "compras", com 10%). Porém, analisando os títulos de maior procura, é bem provável que os mais velhos se identifiquem com o interesse da garotada. Afinal, que adulto de hoje nunca brincou de Lego, o brinquedo mais buscado (51%); de Barbie, o segundo lugar (22%); ou de Playmobil (11%)? Também estão na lista dos mais buscados as bonecas L.O.L. Surprise! e as miniaturas colecionáveis 5 Surprise Mini Brands, ambos com 8%.

Com relação à obsessão das crianças pelo Lego, elas normalmente procuram por edições especiais, de acordo com seu jogo o personagem favorito. Os conjuntos mais desejados são os dedicados ao Among Us, Harry Potter, Star Wars, Ninjago, Technic, City, Friends e Minecraft.

"Descobrir quais são as buscas que as crianças fazem pode ajudar os pais a entender melhor as necessidades delas, considerar suas intenções e até se tornar mais próximos. A proteção da vida online das crianças começa pelo interesse dos adultos na vida de seu filho. É por meio desse diálogo aberto que você consegue a oportunidade necessária para que o jovem veja você como um tutor, alguém em quem ele confie e dê ouvidos aos conselhos", salienta Fabiano Tricarico, diretor de vendas de varejo da Kaspersky na América Latina.

Para estabelecer uma relação melhor com as crianças, Tricarico também recomenda:

• Não tire conclusões precipitadas se descobrir que o seu filho gasta muito tempo com os games. Ele pode não estar satisfeito com o mundo real e precisando de seu apoio. Em vez de limitar o tempo que a criança pode jogar, converse com a criança e verifique se ela está com algum problema e ajude a resolvê-los (por exemplo, na escola ou com outros familiares).

• Separe um tempo para jogar com a criança ou assistir a uma série nova. Ter um passatempo em comum pode melhorar muito seu relacionamento com ela.

• Para identificar os interesses dela, conte com um programa de controle dos pais nos dispositivos domésticos, como o Kaspersky Safe Kids . É importante que a criança saiba da existência do programa e de sua importância para uma navegação segura. E invista um pouco do tempo nas configurações do programa, pois é possível dar autonomia ao filho(a), respeitando seu espaço pessoal.

Veja mais dicas sobre como melhorar a educação online de seu filho no blog da Kaspersky .

Sobre a pesquisa

A análise da Kaspersky é baseada em metadados anonimizados, fornecidos voluntariamente pelos usuários do aplicativo Kaspersky Safe Kids de 25 de outubro a 26 de novembro de 2020. Isso abrange as buscas feitas por crianças via Bing, Google, Mail.ru, Yahoo, Yandex e YouTube mais de 100 vezes durante esse período.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em https://www.kaspersky.com.br.

Comentários
Assista ao vídeo