Notícias - Motor

Tecnologia Bridgestone Run Flat a favor da segurança

15 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde o início da sua produção em 1987, os pneus fabricados com a tecnologia Run Flat revolucionaram o mercado automotivo. Esse produto elimina a necessidade do estepe e, dessa forma, reduz o peso do veículo, poupando combustível e diminuindo o consumo de borracha, ajudando a preservar o meio ambiente.


Os pneus Run Flat da Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus, são produzidos com um composto especial de borracha que reforça as paredes do pneu e, dessa forma, apoiam o veículo em caso de perda de pressão de ar. Sua estrutura reforçada é capaz de suportar o peso do veículo e todas as torções geradas pela dinâmica da roda. Com esta tecnologia, mesmo com o pneu furado, é possível que um veículo rode por mais 80 quilômetros a uma velocidade de 80 km/hora, sem necessidade de troca do pneu e sem o risco de avarias à roda ou à suspensão. 

Para desenvolver a tecnologia Run Flat Tire (RFT) foram feitas inúmeras pesquisas nos laboratórios e pistas de teste da Bridgestone, no Japão. A companhia focou na rigidez e resistência ao calor do pneu, possibilitando a sustentação do peso do veículo rodando com ele totalmente vazio. Isto foi conseguido com a utilização de uma parede construída com um composto de borracha reforçado, além de um talão mais largo que garantiram um ajustamento seguro do pneu ao aro da roda, mesmo com a pressão zerada. 

Outro dado importante é que o talão não sofreu nenhum tipo de alteração que impediu seu ajuste a qualquer tipo de aro. “Com esses testes no pneu percebemos que o uso do pneu Run Flat é possível em todos os tipos de roda, o que é um diferencial dos nossos pneus, visto que o sistema desenvolvido por alguns concorrentes necessitam de rodas especiais”, ressalta José Carlos Quadrelli, Gerente Geral Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

“A única exigência da companhia é que todos os veículos sejam equipados com sensores e equipamentos de monitoramento de pressão para que o motorista saiba quando o pneu estiver furado ou com baixa pressão, já que com essa tecnologia, isso se torna imperceptível”, completa.

Benefícios para o consumidor

Para os motoristas a segurança é o principal benefício, pois permite que ele continue conduzindo o veículo mesmo que sofra perda de pressão, evitando o risco de ter de parar na estrada para realizar a troca. 

A eliminação do estepe é outro benefício tanto para o consumidor quanto para as montadoras, já que as fabricantes podem oferecer ao usuário final veículos com mais espaço útil.

A linha de produtos Run Flat da Bridgestone incluem os pneus Potenza RE050A, Potenza RE050 e o Turanza ER300*. 

Legislação brasileira

A resolução nº 14 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de fevereiro de 1998, estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e obriga o uso do estepe, bem como do macaco e chave de roda. Entretanto, o uso dos pneus Run Flat também é respaldado pela mesma resolução. A alínea “a” do inciso V, artigo 2º da resolução, esclarece que podem circular sem a roda reserva os modelos equipados com pneus capazes de rodar vazios ou com dispositivos automáticos de enchimento emergencial. 

 

Comentários
Assista ao vídeo