Cultura - Teatro

‘Conto de Quem Sonha’ estreia debatendo temas importantes para crianças e adultos

27 de Fevereiro de 2021

“Infância é tudo igual?” Com essa pergunta o projeto online ‘Conto de Quem Sonha’ estreia temporada de 27 de fevereiro a 28 de março com sessões gratuitas aos sábados e domingos às 17h no Youtube. O projeto é apoiado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

A ideia da peça, idealizada por Clara Equi e Alain Catein, nasceu quando a dupla viajava pelo Brasil com outro espetáculo infantil: ‘Curupira’, da Cia Boto Vermelho.

- Eu e Clara estávamos em viagem pelo Brasil com essa produção e nessas viagens tivemos contato com várias crianças do país inteiro e entramos em um debate sobre a "geografia da infância". Daí, nasceu a ideia de falar um pouco sobre as infâncias que são invisibilizadas, que não ganham espaço. Reunimos elenco, ensaiamos e pesquisamos juntos até chegar no formato da peça: online, contando história de crianças bem diferentes, mas que sonham e que ainda são só crianças – explica Alain.

Sinopse: Infância é tudo igual? ‘Conto de Quem Sonha’ vem contar 3 realidades diferentes: como brinca uma criança num lixão? Como é a rotina de uma menina cega? Como uma criança que trabalha faz para se divertir? Através de efeitos, animações e brincadeiras em casa, contamos essas histórias sobre as infâncias que mesmo diferentes ainda sonham.

Apesar de ter como público inicial as crianças, a temática de ‘Conto de Quem Sonha’ pode ser entendida, absorvida e debatida por pessoas de diferentes faixas etárias. “É uma produção para crianças de todas as idades, para jovens, adultos e idosos, para pessoas que sonham e que tem saudade e amor pela infância. Além disso, de maneira lúdica, debatemos sobre a desigualdade social, sobre a má distribuição de renda e de falta de oportunidades no nosso país. Temos muitas crianças que não são tratadas como.

Nossa peça vem para tentar mostrar que elas ainda são crianças, mesmo que a sociedade não as veja assim” – ressalta Catein sobre os temas debatidos.

 A produção ainda trará em suas apresentações acessibilidade (Libras e áudio-descrição).

- Acreditamos que além de obrigatoriedade, acessibilidade é questão de democratização do acesso, inclusão social e justiça. Então, temos que ser o máximo acessíveis em todas as nossas comunicações – diz Catein.

Além do elenco, formado pelos atores Antônia Medeiros, Clara Equi, Gabi Levask e Mateus Penna Firme, o espetáculo trará elementos lúdicos que prometem levar ao universo que quer retratar.

- Além do nosso elenco, que está afinado com o tema, teremos animação 2D (desenhos), stop motion e manipulação de bonecos com contação de história. Temos como inspiração produções que fazem sucesso entre os pequenos e os adultos também (rs) como: ‘Castelo Rá-Tim-Bum’, ‘Irmão do Jorel’ e animações do estúdio Pixar – diz Alain, que também é o diretor de ‘Conto de Quem Sonha’.

O espetáculo não é um musical, mas trará alguns momentos com músicas.

- Quando pensamos em brincadeiras de infância, vemos que a musicalidade está sempre entrelaçada com esses momentos. No "Conto de Quem Sonha", a música aparece dessa forma, como uma representante da brincadeira no cotidiano das crianças. As personagens cantam em cena como se essas músicas fossem compostas por elas no dia a dia - algo para trazer cor e alegria para o que se vive sempre – finaliza Clara que assina a dramaturgia da história.

Os ingressos podem ser adquiridos, de forma gratuita, pelo Sympla no https://www.sympla.com.br/conto-de-quem-sonha-uma-experiencia-virtual__1130148

Mais informações pelo www.instagram.com/contodequemsonha

Conto de Quem Sonha

Temporada de 27 de fevereiro a 28 de março

Dias e horários: sábados e domingos às 17h

Ingressos pelo https://www.sympla.com.br/conto-de-quem-sonha-uma-experiencia-virtual__1130148

Preço: Grátis

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Ficha técnica:

Idealização: Clara Equi e Alain Catein

Dramaturgia: Clara Equi

Direção: Alain Catein

Elenco: Antônia Medeiros, Clara Equi, Gabi Levask e Mateus Penna Firme

Trilha Sonora: André Breda

Animações e arte gráfica: Gui Bosco

Programador Visual: Igor Leão

Edição: Mário Descailleaux

Contador: ABS Service

Intérprete de LIBRAS: Rangel Produções

Áudio-descrição: All Dubbing

Mídias sociais: Tayná Pacheco

Produção: Alain Catein, Clara Equi e Gabi Levask

Comentários
Assista ao vídeo