Cultura - Viagem

Guarujá terá duas APAS e um corredor ecoturístico

1 de Março de 2021

Durante o ano de 2020, Guarujá foi palco da realização de vários investimentos públicos em projetos que reconhecem o Turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável. Iluminar a orla e revitalizar áreas públicas de lazer são apenas algumas das ações que se somam a inauguração de novos mirantes, com infraestrutura de apoio receptivo aos visitantes.

“São iniciativas integradas a um amplo programa de melhoria da qualidade de vida da população residente e visitante”, complementa Fábio Santos, Secretário de Turismo.

Entre os projetos executados, que reconhecem o turismo como vocação natural e cultural para a prosperidade do destino, destaca-se o Projeto APA Serra do Guararu (Área de Proteção Ambiental), implementada com sucesso, sob gestão participativa da sociedade civil organizada

Com suporte técnico do IPT/USP – Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, no dia 24 de fevereiro de 2021, a partir das 8h30, Guarujá realizou mais uma audiência pública (tinyurl.com/2v5ak2cj) para tratar da criação da APA Serra de São Amaro.

Com a implementação da segunda APA, Guarujá passará ocupar uma posição de liderança no ranking dos destinos turísticos brasileiros que mais protegem o meio ambiente. Ou seja: cerca de 50% da área territorial do município.

“Além disso, as duas APAs permitem criar o corredor ecoturístico de Guarujá, que dará mais visibilidade para as belezas naturais e culturais existentes na ilha, emolduradas por 27 lindas praias”, comemora Maria Laudenir de Oliveira, a Lau, presidente do Visite Guarujá – Convention and Visitors Bureau.

Entre as praias mencionadas, cabe destacar a Praia do Tombo, que conquistou pela 11ª vez consecutiva a Bandeira Azul e segue sendo a única praia do estado de São Paulo a obter esse reconhecimento. Ou seja: selo internacional que certifica praias e marinas que cumprem critérios como qualidade da água, segurança, execução de projetos de educação e gestão ambiental, entre outros. São 34 exigências ao todo.

Neste cenário, o Visite Guarujá convida a audiência que segue suas redes sociais para que escolha fotos que serão incorporadas à campanha “Viva Guarujá o Ano Todo”, direcionada para os amantes do ecoturismo e da cultura caiçara.

Basta acessar facebook.com/visiteguaruja ou instagram.com/visiteguarujaoficial conhecer, curtir, comentar e compartilhar a imagem preferida. Cada curtida vale um ponto e cada comentário elogioso compartilhado valem 3 pontos. 

Comentários
Assista ao vídeo